[QGIS-pt] QGIS 2.4 disponível para download

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Domingo, 29 de Junho de 2014 - 04:53:22 PDT

Oi,

No dia 28 de Junho de 2014 às 15:11, Giovanni Manghi <
giovanni.manghi  faunalia.pt> escreveu:

> DONATIVOS
>
> As condições de uso do App Store são incompativeis com a licença GPL
>
> http://www.zdnet.com/blog/open-source/no-gpl-apps-for-apples-app-store/8046

Nesse caso particular (de 2011) podem ter havido outras razões.
De qualquer maneira as propostas de integração Mac Apple Store (MAS) são
analisadas previamente pela Apple.
Por isso, a única maneira de saber é tentando, ou seja, o projeto QGIS
propor a sua integração e logo se tem o veredicto.
Pelo que percebi, tudo depende da atual licença do QGIS... ser compativel
com as atuais restrições da MAS
Coisas de advogados, que já aprendi há muito a não me pronunciar sobre o
assunto... ;-)

Encontrei aqui algum debate sobre o assunto (também de 2011)
http://apple.stackexchange.com/questions/6109/is-it-possible-to-have-gpl-software-in-the-mac-app-store

Talvez atualmente, 2014, a situação seja diferente...
No entanto há muitas outras alternativas ao deploy e uma coisa é certa, Mac
OS não é incompativel com GPL, muito pelo contrário:
http://opensourcemac.org/

Para esclarecimento dos demais é sempre bom lembrar que MacOS é baseado em
Unix / Linux e muito software Open Source. Embora o licenciamento não seja
livre (problema deles!), continuam a apostar e a contribuir para muitos
projetos OS:
https://www.apple.com/opensource/

*Apple believes that using Open Source methodology makes Mac OS X a more
robust, secure operating system, as its core components have been subjected
to the crucible of peer review for decades. Any problems found with this
software can be immediately identified and fixed by Apple and the Open
Source community.*
*Learn more about Open Source development at*
http://developer.apple.com/opensource/

*Apple, the first major computer company to make Open Source development a
key part of its software strategy, continues to use and release
significantquantities of open source software.*

--
Ricardo Pinho