[QGIS-pt] QGIS 2.4 disponível para download

Ricardo Pinho ricardodepinho gmail.com
Domingo, 29 de Junho de 2014 - 06:10:50 PDT

Olá João,

No dia 29 de Junho de 2014 às 13:00, João Gaspar <joao.f.r.gaspar  gmail.com>
escreveu:

> Boas Ricardo,
>
> a palavra certa não é "reclamar" mas sim sugerir, o português é uma língua
> que pode ter significados diferentes no seu contexto. ;)

Não, é um problema cultural, de preconceito. A palavra certa é reclamar, o
tuga é que atribui a conotação negativa a essa palavra e a quem o pratica.
Reclamar é identificar uma não satisfação e solicitar a sua resolução.
Nos sistemas de gestão da qualidade, a palavra usada é reclamação, livro de
reclamações, etc e essa palavra está associada a melhoria, contributo, etc,
e quem o pratica tem o objetivo de ajudar a melhorar.
Tenta pedir o livro de reclamações em qualquer lugar e vê a reação do
funcionário a quem estás a pedir...
Pois é... ;-)

Se por este projeto ser software livre, acharem que os utilizadores não têm
direito a reclamar e a solicitar a correção dos problemas, então acho que
estão no caminho errado.

> A falta de instaladores para MacOS não é uma "falha grave do projecto
> QGIS" mas sim falta de pessoas que se possam dedicar a esse fim.

Não deixa de ser uma falha grave.

> A minha opinião, sem querer ofender ninguém, acho que a Apple é uma
> questão de moda, design de equipamentos, existe muitos utilizadores que o
> usam e nem sequer conhecem a potencialidade das máquinas.

É a tua opinião, não ofende ninguem e respeito-a, mas digo-te que é errada.
Um conselho, usa um produto Apple durante uns tempos e vais ver que mudas
de opinião.
Comprei o meu MacBook em 2008 e hoje continua a funcionar e usufrou dele
como se fosse novo (bem a bateria está com metade da autonomia... mas com 6
anos... é preciso dar um desconto). Foi caro? em termos de rentabilidade de
investimento, acho que foi uma pechincha!

Se concordo com a politica deles, não totalmente.
Mas num mundo liberal, se queremos ser livres temos de aceitar formas
diferentes de pensar, para que possamos pensar nós também de modo
diferente. Por isso, não podemos impedir a Apple de ter a suas proprias
politicas, fachadas ou abertas. Podemos aceitá-las ou não, comprando ou não
os seus produtos. A verdade é que a estratégia do Steve funcionou e teve
sucesso e contribuiu muito para a evolução do mundo, do software, hardware
e muitas outras coisas. Obrigado Steve! ;-)

> O repositório do MacOS para a versão estável esteve sempre disponível no
> qgis.org redireccionado para o KyngChaos, ou seja esteve sempre lá (com
> mais ou menos atraso).
>
> Se quiseres testar a versão developer tens sempre o Dakotacarto.

Ok, eu sei. Mas como já disse, a mensagem certa seria o instalador estar
(como para o Windows e Linux) no site qgis.org
Acredito que rapidamente isso vai acontecer, principalmente se houverem
muitos chatos como eu.. ehehe

Abraço,
Ricardo