[QGIS-pt] QGIS Layout - coordenadas nos 4 cantos do mapa

Alexandre Neto senhor.neto gmail.com
Quarta-Feira, 14 de Maio de 2014 - 02:46:44 PDT

> Bom dia Alexandre,
>

> Muito obrigada pela explicação.
>

> A minha dificuldade agora está em acertar a extensão do mapa de forma a
> que a grelha encaixe no valor exato/ nos cantos. A área a representar no
> mapa vai variar bastante pois estamos a falar de plantas de localização nas
> mais diversas bases cartográficas (ortos, militares, igt,…), essencialmente
> em folhas de formatos A3 e A4 e em escalas variadas (1/2000, 1/5000,
> 1/10000, 1/25000).

Para séries de mapas, então sugiro o uso das funcionalidade de atlas do
QGIS. Para tal, terá de criar uma camada de polígonos com as extensões das
diversas plantas de localização desejadas, nas diferentes escalas. (Para o
fazer de uma forma mais rápida explore a função Vector > Research tools >
Vector grid)

A minha sugestão seria criar layouts, para os diferentes formatos (A4, A3).
Nas propriedades do atlas é depois possível usar os polígonos das extensões
para produzir automaticamente todas as plantas de localização a uma
determinada escala e com uma determinada base cartográfica.

Mais uma vez, se as coordenadas nos cantos forem uma exigência, então terá
de ter isso em consideração quando criar os polígonos das extensões. E
posteriormente criar mapas com dimensões adequadas à escala e extensão das
áreas a representar.

> No geral percebi o exemplo, só não percebi como se faz essa relação da
> área a representar, escala e área do mapa, como se faz o cálculo em si.
> (Dúvida básica a minha!)

O calculo é muito simples. considerando as respectivas variáveis

d - distancia no mapa
D - distancia no terreno
E - escala (1:N)

Então,
1 / N = d/ D

Então uma extensão no terreno de 10 km a uma escala de 1:25000

1 / 25000 = d / 10.000

d = 10.000 / 25.000 = 0,4 m = 40 cm

Espero que tenha ajudado,