[QGIS-pt] Transformações e Seccionamento (Fernando Oliveira)

Jose Gonçalves jagoncal gmail.com
Sexta-Feira, 24 de Julho de 2015 - 06:53:55 PDT

Caro José Carlos Santos
Alguma dessa informação não está totalmente correta.
A carta militar era feita até 2001 no sistema de coordenadas militar
tradicional (datum Lisboa, projeção de Gauss, com translação de origem).
A partir de 2001 o sistema de coordenadas foi alterado, mas não para o
ETRS89/PT-TM06, (que até não estava ainda estabelecido). Escolheu-se um
novo ponto central (que veio a ser o do PT-TM06), mas formalmente o datum é
o WGS84 e não o ETRS89. Manteve-se a translação de origem do sistema
militar tradicional. Essa informação encontra-se na página do IGeoE e
escrita nas folhas editadas a partir de 2001. O primeiro bloco de folhas
nesse sistema foi da região do Baixo Mondego. Este sistema de coordenadas
não tem código EPSG.

As diferenças entre as novas coordenadas militares e as antigas atingem
valores máximos próximos de 9 metros, e valores médios um pouco acima de 2
metros. Atendendo a que são valores da ordem do erro de graficismo desta
escala, as folhas impressas têm praticamente a mesma cobertura (o
seccionamento manteve-se).

Posteriormente o IGP, atualmente DGT, estableceu  o sistema PT-TM06, com a
mesma projeção do novo sistema militar, à exceção da translação de origem,
e com o datum ETRS89. Para grande parte dos efeitos práticos o ETRS89 e o
WGS84 podem ser considerados iguais.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalve