[QGIS-pt] Como Lidar com Relações de N:N‏

Carlos Jacinto carlosjacinto at hotmail.com
Fri Nov 20 09:49:34 PST 2015

Boa tarde.

Trabalho com postgres 1.18.1 e qgis. 2.12.0

Se
por um lado o Qgis proporciona um ambiente amigável no que concerne a
relações de 1 para n através da possibilidade de estabelecer relações,
julgo que o mesmo não se pode dizer em relações de n para n.

Caso prático de trabalho, Gestão de Campanhas de Limpeza Urbana baseada nos eixo de via.

Os eixos de via podem ao longo do tempo ser alvo de várias campanhas de limpeza.

Tenho uma tabela  (Eixos_Via)  as t1 possui a geometria. (  t1.ort_cod,  t1.rvt_cod , t1.rvt_rvv_nome ,  t1.rvt_rvv_dominio ,  t1.geom )
Tenho uma tabela (Limpeza_Rua) as t2  possui os registos e atributos característicos da limpeza realizada. (  t2.rls_cod,  t2.rls_ort_cod ,  t2.rls_campanha ,  t2.rls_data ,  t2.rls_semana ,  t2.rls_user,   t2.rls_dat )

No qgis adiciono  as tabelas  (Eixos_Via)  e   (Limpeza_Rua).
De seguida vou às propriedades do projecto e crio uma relação baseada na chave estrangeira no caso  t1.ort_cod  com t2.rls_ort_cod .

A relação fica estabelecida.

 Se eu for editar um eixo de via posso recorrer ao formulário da relação e acrescentar registos.
 Ex: o Eixo_Via 1 além de ter associado o rls_ort_cod 10 passa a conter  o rls_ort_cod 11  após gravar.

 No entanto eu não pretendo fazer edição eixo a eixo !!!!!!!!!!!!!!
 O que pretendo  é seleccionar num conjunto vasto de eixos e atribuir uma data de nova limpeza.

O problema que se coloca é da impossibilidade de fazer insert à tabela (Limpeza_Rua) as t2.

 Alguma sugestão por parte da comunidade.

Cumprimentos,

Carlos Jacinto