[QGIS-pt] Tornar o QGIS 2.8.2 mais rápido

Alexandre Neto senhor.neto at gmail.com
Wed Jan 13 07:41:35 PST 2016

Bom tarde Ricardo,

Qualquer programador de primeira água te saberá dizer que o número de
ficheiros de um programa nada tem qualquer relação com a sua performance,
nem tão pouco com o seu tempo de arranque. Por isso, por favor, não
apresentes isso como sendo um factor relevante.

A instalação de outras componentes (GRASS, Orfeu, Saga) aumenta em muito as
funcionalidades do QGIS, mas quem não as quiser instalar, tem bom remédio,
é deseleccioná-las. De qualquer forma não sei se terá grande impacto no
tempo de arranque.

Se consideras que o tempo de arranque do QGIS é um problema que devia ser
resolvido, por favor usa o teu tempo e poder descritivo num Bug Report ou
num Feature Request, acompanhado dos devidos testes para que de facto isso
chegue aos "ouvidos" dos programadores.

Seja como for, assumindo que o problema é real e é confirmado por muitos
utilizadores (eu não tenho essa ideia), então serão precisos recursos para
o corrigir. É que como bem te recordas, ao contrário dos exemplos
bilionários que deste, o QGIS não tem recurso ilimitados provenientes das
receitas de venda de licenças e portanto as melhorias ou correcções dependem
sempre do voluntarismo dos programadores ou do financiamento de alguma
entidade ou grupo de utilizadores.

Se deres uma olhadela às mailinglists de development e de User Experience
poderás perceber que há uma constante preocupação com todos os
utilizadores, e que são muitos os bugs corrigidos em tempo record por
voluntarismo dos programadores. No entanto, como é normal em projectos Open
source em geral, o software irá sempre corresponder melhor às necessidades
dos utilizadores que de alguma forma o suportam e tem um papel activo. Só
por si utilizar o QGIS não representa nenhum tipo de suporte ao projecto. O
suporte só é dado de duas formas, ou com tempo de trabalho ou com
financiamento. Não faz portanto sentido falar em caprichos.

Mas não existem milagres. Exigir que um software actual, qualquer que seja,
se adapte a para correr em Pentiums 4 com pelo menos 10 anos é um bocado
meter a bitola por baixo. Não? Ou vais-me dizer que a última versão do Mac OS
X v10.11 "El Capitan" corre com fluidez num  iMac G5?

Quanto a possíveis desilusões dos utilizadores... Pessoalmente fico mais
desiludido com o facto de existirem em Portugal centenas(?) de entidades a
utilizarem QGIS, com isso a pouparem milhares de euros (ainda bem), e nem
uma se chegar à frente para contribuir para o projecto e com isso ajudar à
sua sustentabilidade. Fico com a sensação que por cá apenas interessa
colher os benefícios sem se assumirem qualquer tipo de responsabilidades.

Alexandre Neto

Ricardo Pinho <ricardodepinho  gmail.com> escreveu no dia quarta, 13/01/2016
às 11:38:

Alexandre Neto
@AlexNetoGeo
http://sigsemgrilhetaswordpress.com