[QGIS-pt] frmt_wms_googlemaps_tms bloqueado por proxy

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Thu Jan 14 10:07:59 PST 2016

Olá
Obrigado pela informação. Essa forma de aceder às imagens do Google Maps e
do Bing Maps é muito mais interessante.
Já agora, um comentário e uma questão:
As resoluções 0.149291 e 0.298582 são na verdade um pouco superiores porque
esses valores estão na projeção web mercator. Eles resultam do seguinte
cálculo:

6378137 * 2 * PI / (2^28) = 0.149291 m      (o outro é o dobro)

Longe do equador a deformação é muito grande e, quando corrigidos, estes
valores tornam-se menores. O coeficiente de deformação é aproximadamente
1/cos(latitude). Por exemplo, no Porto, a 41ºN é de 1.325, ou seja o valor
real daquela resolução é aproximadamente 11.25 cm. Ao reprojectar para uma
projeção nacional, com pouca deformação, observa-se isso.Claro que a
resolução real das imagens aéreas que foram adquiridas não será exactamente
essa, mas não deverá ser muito diferente.

A questão: Haverá alguma forma alterar, no Google Maps (ou no ficheiro XML)
a imagem que é carregada, isto é, uma de outra data, como no Google Earth?
As imagens que estão agora acessíveis no Porto são muito irregulares em
posição. A cobertura de 2007, apesar de ter também um erro razoável,
parecia ser sistemático. As imagens do Virtual Earth são melhores nesse
aspecto.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves