[QGIS-pt] Trabalho Voluntariado em QGis

Antonio Sobral Almeida sobral.almeida at gmail.com
Mon Jun 20 14:03:20 PDT 2016

Bom dia, Caro Colega!

Curioso que eu, quando terminei o meu curso, também me sentia com vontade
de fazer tudo o que houvesse para fazer no mundo! (Hoje tenho uma opinião
ligeiramente diferente...)

Então vamos a isso?

Vou-lhe propor um trabalhinho muito interessante: elaborar um plugin para o
QGIS que permita calcular o declive de troços de caminhos rurais em terra
batida, aqueles que os bombeiros têm de percorrer para combaterem incêndios
florestais.

Repare que o declive médio de um troço de, digamos, 5 km, de um caminho
florestal interessa tanto como um par de luvas de boxe para o Cristiano
Ronaldo! Ou seja, um troço de 5 km pode começar na cota, digamos, 100, e
depois de atravessar serros e vales, acabar na cota... 100! Um plugin que
calcule o declive de um caminho computando as cotas de início e de fim do
troço diria que este caminho tem um declive 0% ! Isto seria uma informação
preciosa para um comandante de bombeiros, que faria seguir por este troço
os autotanques de 30 ton para abastecerem os veículo de combate!

Pois é, no mundo rural os declives médios dos caminhos florestais são para
esquecer. Então qual é a informação necessária? ENTÃO O QUE É NECESSÁRIO
SABER ?

*É NECESSÁRIO SABER O DECLIVE MÁXIMO DE UM DETERMINADO TROÇO, E O LOCAL
ONDE ESSE DECLIVE MÁXIMO OCORRE!*

DICAS:

A melhor forma de calcular automáticamente o declive máximo de um troço,
consiste em subdividi-lo em troços relativamente pequenos, e calcular o
declive destes sub-troços da forma acima descrita. Qual o tamanho destes
sub-troços? Entre 15 e 25 metros (digo eu, mas aceito outras ideias).

E qual a melhor shape de caminhos para este fim? Sem dúvida que uma shape
POLYLINE-Z seria a melhor.

E se só houver shapes POLYLINE (2D) ?  Então uma grid de elevação, com um
tamanho de célula de 5 a 10 metros vinha mesma a calhar!

Isto foi já resolvido no ArcView 3.x com uma extensão que faz estes
cálculos. Se precisar dela, é só dizer.

Boa sorte
Antonio