[QGIS-pt] Erros nos dados CAOP 2016 para a RA da Madeira

João Oliveira jphespanha at ua.pt
Tue Feb 14 14:14:36 PST 2017

Caros membros da lista,

Em especial ao Pedro Venâncio, Alexandre Neto e Giovanni Manghi, agradeço as respostas enviadas. Acabei por resolver o problema do mapa solicitado por uma colega da ESTGA, usando para a RA da Madeira, o contorno disponibilizado pela DGT. Como o mapa das NUT era "cartografia de traço", neste particular não foi preciso gerar os polígonos das NUT.

Ainda assim, tentei resolver o problema usando o plugin core de Verificação da Geometria, como indicado pelo Alexandre Neto. Este detetou ainda mais erros que o de validação, talvez por eu ter indicado uma tolerância de 1E-3 unidades de mapa (neste caso, equivale a um milímetro). Depois de aplicar a correção padrão, o que demorou quase três horas, ainda subsistiram 13 erros (de 71 iniciais).

O problema parece residir num número excessivo de vértices com uma precisão extremamente elevada (equivalente a uma escala grande, de 1:1000 ou até 1:500), que depois originam os problemas de duplicação e interseção que impedem outras análises.

Resumindo, tenho uns bons mapas em folha A3 para as NUTII e III do Continente e Ilhas, mas não tenho polígonos correspondentes para a RA da Madeira. Também não conheço um site onde possa partilhar estes mapas; aceitam-se sugestões!

PS: fiquei curioso sobre os problemas da CAOP da Madeira que o Giovanni sugere "more on that tomorrow"...

Cumprimentos,
João Paulo Hespanha