[QGIS-pt] Tabela de atributos/Link

Fernando M. Roxo da Motta petro at roxo.org
Sat Jan 20 10:53:31 PST 2018

On Fri, 19 Jan 2018 11:17:17 +0000, José Carlos Santos
<jcgarciadossantos  gmail.com> wrote:

> Mto bom dia.

  Boa tarde.  ;)

> Estou a construir um SIG com a shape file dos Planos de Urbanização
> e Planos de Pormenor para 45 concelhos com um link para o site da
> DGT/SNIT/Acesso Simples, para consulta do respectivo Plano
> Municipal de Ordenamento do Território - Regulamento,
> são cerca de 350 linhas.
> Este link é igual para todas as linhas.

  Uma base de dados, não importa se uma base propriamente ou um simples
CSV, que tenha uma coluna com o mesmo valor para todas as entradas não
me parece razoável.

> Alguém me pode eventualmente ajudar no sentido de se poder avaliar se
> esta solução de se repetir o mesmo link em todas as linhas é uma boa
> solução ou se eventualmente eu poderia utilizar outra sem ter de
> repetir sempre o mesmo link?

  Se esse SIG for utilizado no Qgis, a melhor opção, na minha modesta
opinião é definir uma ação, onde ao fazer um clique, ou mesmo
"sobrevoar" (hover), o cursor do rato sobre o objeto abra uma janela de
informação (um tooltip) que é a URI da página a ser consultada.

  Tem um tutorial (em inglês :( ) bem interessante sobre o assunto aqui:

    https://nathanw.net/2012/08/05/html-map-tips-in-qgis/

  Espero que ajude.

  Roxo

--
---------------- Non luctari, ludare -------------------+ WYSIWYG
Fernando M. Roxo da Motta <petro  roxo.org>              | Editor?