[QGIS-pt] Como utilizar grelhas NTV2 de transformação entre Data no QGIS 3.10

Sandra Lopes sandramnlopes at gmail.com
Tue Dec 3 06:39:07 PST 2019

Boa tarde,

Estou com algumas dúvidas sobre a utilização de grelhas NTV2 de
transformação entre Data no QGIS 3.10. Vou expor a minha interpretação para
que me ajudem caso esteja algo de errado.

A transformações de coordenadas mudou por completo no QGIS com a adopção de
PROJ6, facilitando a utilização das grelhas NTv2.

Assim deixou de ser necessário seguir todas as indicações do artigo do Pedro
Venâncio (2014) na parte  3. Transformações de Coordenadas On The Fly no
QGIS, usando as grelhas NTv2 de Portugal continental
<http://qgis.pt/blog/2014/07/13/transformacao-de-coordenadas-e-utilizacao-das-grelhas-ntv2-no-qgis/#3>

O ponto 1, 2 e 3 deixaram de ser necessários. Já não é necessário
descarregar os ficheiros das grelhas NTv2 da DGT pois eles fazem parte da
instalação do QGIS (D73_ETRS89_geo.gsb e DLX_ETRS89_geo.gsb) e já estão na
pasta utilizada pelo PROJ, no caso do Windows C:\OSGeo\share\proj.

O ponto 4 é que se mantém. No menu Configurações / Settings -> Opções… /
Options… -> separador SRC / CRS na área Transformações de datum padrão /
Default Datum Transformations dever-se-á activar a opção Perguntar pela
transformação de datum quando não for definido um padrão / Ask for datum
transformation when no default is defined. Nesse mesmo separador, configurar
as transformações de Datum conforme as imagens seguintes

<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/t191899/transf1.png>

<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/t191899/transf2.png>

<http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/file/t191899/transf3.png>

O ponto 5 é substituído por: A partir deste momento, sempre que se carregue
informação geográfica (vectores, rasters, wms, wfs, postgis, etc.) no QGIS
que se encontre em data diferentes, são utilizadas estas configurações.

Em relação à parte  4. Transformações de Coordenadas no QGIS usando as
grelhas NTv2 de Portugal continental – Sistemas de Referência Personalizados
<http://qgis.pt/blog/2014/07/13/transformacao-de-coordenadas-e-utilizacao-das-grelhas-ntv2-no-qgis/#4>
penso que deixa de ser necessário.

E desta forma sempre o métodos das grelhas é utilizado quer na
Transformações de Coordenadas On The Fly quer nas Transformações de
Coordenadas.

Agradeço desde já a atenção que me for prestada.
Sandra Lopes

--
Sent from: http://osgeo-org.1560.x6.nabble.com/QGIS-pt-f5128248.html