[QGIS-pt] Como utilizar grelhas NTV2 de transformação entre Data no QGIS 3.10

Pedro Venâncio pedrongvenancio at gmail.com
Tue Dec 3 16:09:20 PST 2019

Boa noite Sandra,

Neste momento, aquilo que se encontra no artigo ainda funciona, mas as
coisas estão bastante mais simples.

De qualquer forma, as grelhas NTv2 portuguesas ainda não estão a ser
distribuídas. Eu incluí as grelhas da DGT (temos de agradecer ao Danilo
Furtado pelas diligências efetuadas no sentido dessas grelhas serem
disponibilizadas através de uma licença Creative Commons [0]) no
proj-datumgrid [1] e no PROJ [2] em finais de agosto, tendo o merge sido
feito em 1 de setembro, e ficado o milestone agendado para a release 1.5 do
proj-datumgrid-europe, que será lançado em conjunto com o PROJ 6.3.0, em 1
de janeiro de 2020.

Portanto, a partir desse momento, tudo ficará transparente para o
utilizador, que apenas terá de optar entre a transformação das grelhas e
uma (ou mais) transformação(ões) com parâmetros.

Daí em diante, o QGIS, assim que incorporar as atualizações do PROJ, vai
sugerir uma dessas transformações, com as precisões indicadas nesta janela:

https://user-images.githubusercontent.com/1331581/69418171-0a346600-0d12-11ea-90e5-5ed0a30ab2b1.png

Como podes ver, neste momento ele diz que não tem a grelha disponível. Mas
permite ir descarregá-la e, clicando na mensagem na barra de notificações
-> details, instalá-la, no caso, numa pasta proj dentro da pasta do
utilizador (active profile folder):

[image: imagem.png]

Em suma, dentro de um mês esta tarefa ficará ainda mais facilitada! E, aí
sim, o artigo ficará apenas como referência histórica! :)

Entretanto, o plugin do Giovanni continua e continuará a ser a melhor
solução para transformar ficheiros (vetor e raster) em lote.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

[0]
http://www.dgterritorio.pt/cartografia_e_geodesia/geodesia/transformacao_de_coordenadas/grelhas_em_ntv2/
[1] https://github.com/OSGeo/proj-datumgrid/pull/54
[2] https://github.com/OSGeo/PROJ/pull/1571

Pedro Ribeiro <pedrib72  gmail.com> escreveu no dia terça, 3/12/2019 à(s)
15:01: