[QGIS-pt] Calculo de velocidades

Jorge Gustavo Rocha jgr at geomaster.pt
Wed Apr 29 07:10:13 PDT 2020

Boa tarde Joaquim,

Eu usaria a ferramenta de processamento "Set M value from raster". Esta
ferramenta permite atribuir a cada vértice de uma geometria vetorial o
valor que está num raster. O valor é atribuído à dimensão m da geometria.

Mando uma ilustração do resultado em [1]. No mapa já se pode ver na
etiqueta a altimetria obtida a partir do raster. Criei uma coluna para a
altimetria, e com a calculadora, fiz: altimetria = m( $geometry ).

A ferramenta "Set M value from raster" dá o valor para todos os
vértices. Pode-se usar só o primeiro e o último para calcular o declive
médio.

Eu já fiz este exercício há algum tempo. Pode-me estar a escapar alguma
passo, mas acho que é este o "workflow".

Bom trabalho,

Jorge Gustavo

[1] https://nextcloud.di.uminho.pt/s/5q637gdHKoZbSRc

On 29/04/20 13:28, Joaquim Bastos wrote:
> Boa tarde a todos
>
> S. Almeida: Muito obrigado pelo envio do script MAPIT. Funciona na
> perfeição, e já fiz uma verificação aleatória dos valores da
> velocidade, calculando "à mão" alguns valores, e bateram certinho.
>
> Seguindo uma das sugestões apresentadas (relacionar as velocidades com
> o declive do terreno), como posso fazer essa correspondência a partir
> de um raster de declives?
>
> Saudações, JB

Email Signature
Logo <https://www.geomaster.pt>
*Geomaster*
*Jorge Gustavo Rocha* | Software Engineer
*e:*jgr at geomaster.pt | *m:*+351 910 333 888
*g:*41.54094,-8.40490 | *v: *510 906 109
*a: * Rua António Cândido Pinto, 67, 4715-400 Braga