[QGIS-pt] Problema na instalação do QGIS

Valter Albino valteralbino at gmail.com
Wed Feb 5 22:37:03 PST 2020

Viva

Após atualização de pacotes via OSGeo4W, de combinações QGIS / GRASS GIS e
SAGA GIS deixei de ter acesso ao GRASS GIS (programa independente e módulo
acoplado)

Tentando resolver, falei com a lista de discussão do GRASS GIS (
https://lists.osgeo.org/pipermail/grass-user/2020-February/thread.html) que
me disse que o problema relaciona-se como QGIS.

Sugeriu-se uma "limpeza". Optei pelo seguinte protocolo de desinstalação:

1.º - C:\OSGeo4W64 - selecting uninstalling packages or all of OSGeo4W;
2.º - C:\OSGeo4W64 - delete file tree;
3.º - deleting shortcuts;
4.º - C:\ %appdata% or C:\Users...roaming ...;
5.º - execut in the CLI>regedit - eliminação de registos;
6.º - install from scratch através de "advanced OSGeoW4.

Ainda assim, após ter instalado novamente:
qgis ltr 3.4.15-1
qgis 3.10.2-2

grass 7.8.2-1
grass 7.9.dev-b98dc112d-90

Antes do instalador concluir, apresenta as seguintes 2 mensagens:
1)
>crssync.exe - Ponto de entrada não encontrado
Não foi possível localizar o ponto de entrada do procedimento
curl_mime_addpart na DLL (dynbamic-link library)
C:\OSGEO4~1\bin\gdal300.dll.

2)
>OSGeo4W Setup - Running postinstall scripts
Postinstall script errors
These do not necessarly mean that affectes packages will fail to function
properly, but please check /var/log/setup.log.full and report any problems.
Package: Unknown package
    qgis-common.bat exit code -1073741511

No ficheiro "C:\OSGeo4W64\var\log\setup.log.full", o erro está no final

Tenho aquela DLL (C:\OSGeo4W64\bin\gdal300.dll).

O QGIS/GRASS GIS + GRASS GIS não trabalham. Os algoritmos relacionados com
o GRASS não funcionam nem o programa GRASS de forma independente.

Alguma ideia como solucionar?

Obrigado desde já.

Cumprimentos,
*Valter Albino -* Geógrafo Físico, M.Sc.
Modelação H&H / Riscos ambientais / OT&U
www.valteralbino.wixsite.com/hydrodynamics