[QGIS-pt] Alterar a estrutura da tabela de atributos

Giovanni Manghi giovanni.manghi at gmail.com
Wed Jul 1 02:34:28 PDT 2020

Caro Armando, bom dia,

On Wed, Jul 1, 2020 at 9:35 AM Armando Silva <armando.n.silva at gmail.com> wrote:
> Giovanni, por muito que reduza o tamanho da imagem do print screen que tirei ao ecrã para que vejam o que se passa, não consigo enviar imagem neste email, porque ultrapassa sempre os 100kb permitidos. Por isso, vou enviar-vos a imagem diretamente para os Vosso emails.

neste casos pode mandar o link para a imagem, usando um serviço tipo

https://imgur.com/upload

> Como poderás ver na imagem, o comprimento e precisão aparecem a zero em todos os campos (nesses e nos outros 30 ou 40 abaixo). A camada vetorial em questão está no formato SpatiaLite.

certo, mas isso me parece normal. Isso acontece com outros formatos
tambem, como Geopackage e PostGIS. Os "0" estão simplismente a indicar
que naqueles formatos um certo data type tem um comprimento que é
fixo.

> Já agora uma dúvida: se alterar nomes de campos, sei que não dá para copiar os estilos desses campos. O que eu pretendo é somente alterar a ordem de alguns campos, uma vez que fui acrescentando campos que foram ficando sempre no fim da tabela e alguns pretendia que ficassem no princípio, por facilidade de preenchimento no terreno com o tablet e ainda em dois campos alterar o "tipo" de "double" para "string", para permitir carregar as coordenadas em grau, minuto, segundo. Nestes casos, dá para copiar os estilos desses campos, mesmo estando noutra ordem e com outro tipo, de modo a manter as expressões que criei?

em geral sim, mas há expressões que precisam como argumento de texto
ou de numeros, e portanto eventualmente será necessario modificar as
mesmas com funções tipo "to_string" ou "to_int".

cumprimentos

-- GM --