[Qgis-user] utilidade e disponibilidade

Fernando M. Roxo da Motta petro at roxo.org
Thu May 2 17:34:53 PDT 2019

On Thu, 2 May 2019 16:28:34 -0300, Ruy Edy Iglesias da Silveira
<ruyedy at gmail.com> wrote:

( the message bellow redirect the user to the Portuguese language lists
an warns that the chances to get answers to messages in Portuguese here
is very unlike)

  Oi Ruy,

  Uma dica, aquela lista Qgis-user é uma lista internacional e
praticamente todas as mensagens são em inglês.   A chance de obter uma
resposta para uma mensagem em português é muito baixa, quase nula eu
diria.

  Para listas em português existem duas (que eu saiba), a qgis-pt e a
qgisbrasil.   Tentei me cadastrar na qgisbrasil e nunca consegui, ela é
hospedada no Goggle e eles pedem um email de lá.   Eu não estou
disposto a criar uma conta só para isso.

  A qgis-pt tem gente do Brasil e de Portugal.   A maior pare de
Portugal e outros países de língua portuguesa..

  Nas listas em português você vai ter mais chances.

> aposentei-me há 18  anos fazendo mapas para alimentar modelos
> hidrológicos de produção de sedimento em bacias hidrográficas.Agor
> estou querendo me distrair tentando uma atualização tecnológica
> trabalhando com qgis e arquivos shp do IBGE, qual a sua   opiniã? por
> favor. Pense que quando você se aposentar poderá um dia senti-se
> isolado como estou agora do ponto de vista tecnológico.
> Obrigado pelo seu tempo que imagino não deva ser remunerado para dar
> esses conselhos
> RUY Edy Iglesias da Silveira
> Vicente da Fontoura,2758/1502
> [...]

  Na verdade eu já sou meio aposentado, embora meu uso do GIS seja como
geofísico.

  Eu acho uma excelente ideia usar as bases tornadas disponíveis pelo
IBGE para se atualizar tecnologicamente.   É claro que existem muitas
outras fontes de dados georreferenciados na Internet, tanto que a gente
por vezes se perde.

  Uma das atualizações tecnológicas desses últimos 18 anos é a
tendência, cada vez maior, do uso de bases de dados como PostGres, com
um servidor centralizado e toda uma infraestrutura que pode ser pesada
para um usuário trabalhando solo.

  Além do PostGres tem o MySql/MariaDb, esse pode ser um pouco mais
simples de gerenciar, mas precisa de um servidor ativo também.

  Existe uma estrutura de bancos de dados chamada Sqlite.   Nesse caso
não é necessário um servidor, o banco está disponível em apenas um
arquivo.   Existem diversas variações sobre o o tema Sqlite e ele é
muito usado em todo o mundo.  Dentre essas variações existem duas que
são muito importantes para dados georreferenciados.   O Spatialite é
uma extensão espacial para o Sqlite, para que ele possa ser usado com
facilidade por aplicações GIS.   Outra variação é o Geopackage, que é
uma extensão do Sqlite para definir um formato padrão de distribuição
de dados georreferenciados, em substituição ao formato shapefile.  O
formato Geopackage é suportado pelos principais softwares de GIS,
incluindo aí os da ESRI (ArcGIS, ArcView e outros) e o próprio Qgis.

  Espero que tenha sido de alguma utilidade.

  Roxo

--
---------------- Non luctari, ludare -------------------+ WYSIWYG
Fernando M. Roxo da Motta <petro at roxo.org>              | Editor?