Res: [OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Felipe Costa fsc7 em yahoo.com
Sábado Outubro 18 14:05:39 EDT 2008

Olá Jorge,

Não sabia que você participava dessa lista. Que legal, acho que podemos fazer como os franceses e criar uma lista para usuários de língua portuguesa.
Não sei se os outros brasileiros que participavam desse Foss4g estão na lista, seria bom se os mesmos se manifestassem.
Pelo que pude ver o evento é algo que dá muito, MUITO trabalho e realmente teria que ter o comprometimento de toda a comunidade de forma a mitigar os esforços. Um problema que eu vejo é que a comunidade FOSS4G no Brasil é muito espalhada e num país com dimensões continentais como o nosso esse fator dificulta a união de esforços. Eu por exemplo moro em Manaus que é isolada do resto do país, participar de eventos da comunidade pra mim é uma tarefa difícil e cara. Mas acredito também que a comunidade é relativamente "grande" e pode crescer ainda mais.
Talvez se não houver uma proposta brasileira seria interessante uma proposta Portuguesa, por que não? Daria também todo apoio.
O Inpe já é um grande patrocinador da Osgeo e acredito que não seria difícil conseguir o apoio deles. Eles tem um evento tradicional chamado GeoInfo (www.geoinfo.info) que esse ano será realizado no Rio. Acho que poderíamos copiar o modelo da África do Sul e unirmos esses dois eventos em um só. Se o evento for realizado no Rio de Janeiro creio ser possível conseguir apoio do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), bem como do pessoal de cartografia das forças armadas, além das universidades (UFRJ, UERJ, PUC-RIO, UFF, etc.). Poderíamos ter o apoio de alguns ministérios de Brasília, (MMA, etc...). A Holanda certamente é um grande concorrente, principalmente por causa do ITC, mas acredito que podemos tentar.
Boa sorte com o evento, torço para que seja um grande sucesso.

Abraço,

Felipe dos Santos Costa

________________________________
Vinde, exultemos de alegria no Senhor aclamemos o rochedo que nos salva!
Ao seu encontro caminharemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

----- Mensagem original ----
De: Jorge Gustavo Rocha <jgr em di.uminho.pt>
Para: Felipe Costa <fsc7 em yahoo.com>
Cc: Osgeo Brasil <brasil em lists.osgeo.org>
Enviadas: Sábado, 18 de Outubro de 2008 8:08:43
Assunto: Re: [OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Olá Felipe, olá a todos,

Folgo em ver o seu entusiasmo e concordo que o Brasil é um óptimo local
para o FOSS4G 2010. Seria bom que os outros brasileiros que estiveram na
Cidade do Cabo também partilhassem o seu entusiasmo (Milton, Fred, Rui,
Karine e Daniele).

Por várias razões, mas a primeira é para juntar os muitos elementos
desta lista numa causa comum, para ajudar a criar uma comunidade mais
forte no Brasil, pois esta lista tem andado muito parada. Na minha
opinião, se for uma candidatura promovida e apoiada por apenas meia
dúzia de pessoas, não vale a pena. Tem que ser uma causa catalisadora.

Da minha parte, embora não seja brasileiro, darei todo o apoio que for
necessário, se isso acrescentar valor à proposta. Para o Capítulo de
Portugal do OSGeo seria muito bom que esta iniciativa acontecesse no
Brasil. Estou disponível para propor e pensar num evento satélite "em
português", durante o FOSS4G no Brasil.

Penso que o Rafael Sperb (e outros) também poderá contribuir para esta
causa, já que me parece que esteve envolvido na (tentativa) de trazer o
último FOSS4G para o Brasil. Deve-se aproveitar algum do 'brain
storming' que fizeram.

A Holanda também me parece um forte candidato. Na Cidade do Cabo
começaram a falar entre eles para se organizarem e fazerem uma proposta.
Não vai ser fácil preparar uma proposta que supere a Holanda.

Passo o link da chamada a candidaturas:
http://www.osgeo.org/sites/osgeo.org/files/webfiles/conference/rfp/2010/osgeo-conference-2010-request-for-proposal.pdf
Parece-me que, para se conseguir uma candidatura viável, temos que
começar a trabalhar quanto antes. É necessário contactar alguns dos
possíveis patrocinadores, algumas instituições que se queiram associar
(i.é INPE), etc. São tudo contactos que demoram algum tempo.

De resto, fica o notícia de que o Capítulo de Portugal vai ter as suas
primeiras jornadas na semana que vem. Tudo aponta para que seja um
grande sucesso, pois todos os workshops ficaram lotados e tivemos que
fechar as inscrições (nos workshops e nas jornadas), pois ficou tudo
lotado! O site das Jornadas está disponível em http://www.sigaberto.org.

Votos de um bom fim de semana para todos,

Jorge
--
jorge gustavo rocha
departamento de informática