Res: [OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Felipe Costa fsc7 em yahoo.com
Sábado Outubro 18 14:20:06 EDT 2008

Olá Vinícius,

Bom saber que seu grupo está interessado. A Unesp pode ser uma grande colaboradora caso tenhamos o evento afinal de contas vocês possuem um dos cursos de Cartografia melhor conceituados do Brasil.
Vocês já usam open source?
Não entendi muito bem o que você sugeriu, poderia explicar melhor sua idéia?

Abraço,

 Felipe dos Santos Costa

________________________________
Vinde, exultemos de alegria no Senhor aclamemos o rochedo que nos salva!
Ao seu encontro caminharemos com louvores, e com cantos de alegria o celebremos!

----- Mensagem original ----
De: Vinícius Ramos Toledo Ferraz <viniciusrtf em gmail.com>
Para: Felipe Costa <fsc7 em yahoo.com>
Cc: Osgeo Brasil <brasil em lists.osgeo.org>
Enviadas: Sábado, 18 de Outubro de 2008 11:07:55
Assunto: Re: [OSGeo-Brasil] Foss4g 2010

Olá a todos,

Vou falar do ponto de vista de um universitário e desenvolvedor iniciante que está inserido num pequeno grupo de pesquisa, tendo este grupo bom potencial em utilizar e contribuir no desenvolvimento das geotecnologias livres.
Entendo como muito válida a realização do FOSS4G no Brasil. No entanto, acredito que se a idéia é alavancar o uso e desenvolvimento dessas ferramentas, talvez o trabalho necessite ser dobrado para que pequenos grupos como o meu (e eu conheço muitos) sintam forte apelo em participar de alguma forma do evento, adentrando diretamente a comunidade de grandes empresas e instituições deste meio.
Nunca participei de um FOSS4G, mas acredito que possa trazer para estes futuros profissionais a dimensão atual e futura do "Free and Open Source  for Geospatial" no Brasil e no Mundo, sincronizando-os com a visão das grandes organizações (quem de fato tem grandes projetos na área).
Uma nota um tanto óbvia: O conhecimento do estado da arte e das perspectivas em FOSS4G pode contribuir muito com a qualidade dos pequenos projetos (científicos e apicados) e, além disso, deve alimentar muito a possibilidade de iniciativas e novos empreendimentos brasileiros neste universo.

Vinícius R. T. Ferraz
http://www.rc.unesp.br/gestafuv