[Educacao-pt] FOSS4G 2010 Briefing

Ricardo Pinho rpinho_eng yahoo.com.br
Terça-Feira, 14 de Setembro de 2010 - 18:49:56 EDT

Caros,

Venho, de forma resumida, tentar transmitir a espantosa experiência de
participação no FOSS4G 2010 em Barcelona.

Ao olhar agora para esses dias, o que me ocorre em primeiro lugar é ver todas as
salas praticamente cheias, as multidões nos intervalos e ao almoço que, como o
Lorenzo disse, se representa num simples numero: "869". Esse foi o numero final
de inscritos neste FOSS4G mais participado de sempre. (vejam as fotos)

A distribuição dos inscritos por países de origem foi:
Europa (466) = 94 (Espanha) + 50 (Itália) + 45 (Alemanha) + 36 (França) + ...
15 (Portugal) + ...
North America (79) = 52 (US) + 20 (Canada) + ...

Demonstra  de forma clara, a meu ver, a dinâmica e a força do velho continente
nesta emergente área do Open Source e os resultados evidentes do investimento
feito no País vizinho. (uma maturidade daquelas não resulta de um estado em
"piloto-automatico" mas sim de uma política com alguns anos de investimento
claro e significativo nas pessoas e na criação de competências locais nesta área
tecnológica).

Em oposição, vemos Portugal, que nem a proximidade geográfica foi capaz de
disfarçar o estado actual da adopção de SASIG. E esta situação vai-se agravar
por mais anos, com a continuidade do desperdício de avultadas verbas em
"licenciamento" (que representa tudo menos investimento nas pessoas e no
desenvolvimento local).

Relativamente ao tema que fui apresentar e defender: "Ensino/Educação com
SASIG".
Apesar das minha falta de prática oral no inglês, penso ter conseguido
transmitir a mensagem e desencadear na sala um pequeno debate com perguntas e
respostas que reflectem os actuais desafios desta "missão". Recordo-me das
seguintes questões:
- (Uma professora) Para migrar as minha aulas para SASIG tenho de dispender
muito tempo na sua re-preparação. Como justifico isso aos meus superiores?
- (um professor) Para dar aulas SIG ao secundário, que software desktop é mais
recomendado?
- (alguem da OSGeo) Sabe que existe um repositório de conteudos educacinais na
OSGeo?

Em resumo, MISSÃO CUMPRIDA!

Também nesta área devo realçar a apresentação da Helena Mitasova : "Open Source
Approach to Geospatial Research and Education: Accomplishments and Challenges",
onde referiu a experiência e o resultados obtidos na utilização de SASIG na
"North Carolina State University" (NCSU). Recomendo uma vista de olhos dos
slides, assim que estiverem disponíveis.
O facto do prémio Sol Katz lhe ter sido atribuído este ano, talvez queira dizer
alguma coisa?!

Acredito que este grupo de trabalho que fui representar pode fazer a diferença e
constituir um ponto de viragem em relação ao rumo que Portugal tem vindo a
seguir. Está dada a minha contribuição para esta causa em que acredito, espero
que ela se torne num projecto de amplitude e abrangência Nacional.

Mas tal só poderá acontecer com a ABERTURA e empenho dos principais
beneficiários desta missão: as próprias escolas, nomeadamente: os seus
PROFESSORES, DIRECTORES e GESTORES.

Faço aqui mais uma vez um apelo aos PROFESSORES, para vosso próprio benefício,
integrem este grupo e envolvam-se na sua missão.

Foi dado o ponto de partida, não esperem que os outros façam o vosso papel.
Peguem nas "rédeas" e conduzam esta missão rumo à mudança, ela só pode ser feita
por vós!

Continuando...

O programa era intenso, daquelas alturas em que clonagem fazia todo o sentido,
para que fosse possível assistir a várias apresentações em simultâneo. Estas
foram as apresentações que fui capaz de assistir (as que tem RP). Se tiverem
alguma questão sobre alguma delas posso tentar esclarecer.

Foi também possível reunir um grupo de tugas para conviver um pouco no fim do
dia na fabulosa cidade de Barcelona. Uma boa jantarada nas ramblas e uma boa
paella! Aqui ficamas fotos de alguns dos tugas que estiveram presentes no
FOSS4G.

Bem, é tudo por agora...
Dou a palavra aos restantes que lá estiveram para contribuirem para este
briefing, muito incompleto, para que todos os que lá gostariam de ter ido
ficarem com uma ideia de como foi.

Ah, para o próximo ano é em Denver - US!

Cumprimentos,
Ricardo Pinho