[Gvsig_br] Iniciando com software livre

Carlos Almeida carlos em gaussgeo.com.br
Sexta Setembro 17 17:15:20 PDT 2010

Fabiano, boa noite.

O gvSIG é o mais completo, pois tem ferramentas poderosas de edição
vetorial, tem o sextante e grass inclusos, tem um poderoso editor de
impressão de mapas, e é muito intuitivo

O Kosmo é muito bom mesmo na parte de edição de vetores já prontos (para
conserto de vetores podres, não há nada melhor), para validação vetorial, e
para topologias.

O QuantumGIS também tem o grass incluso, é muito leve, podendo rodar em
máquinas bem humildes, e tem o repositório de plugins e scripts, que é outro
aspecto bem interessante.

De todos, para produção profissional mesmo, indico o gvSIG por ser
abrangente, e o Kosmo para edições específicas. Caso queira aproveitar
máquinas humildes, e tenha uma equipe grande para vetorizar temas, o Quantum
pode ser uma boa pedida.

Abs. Carlos