[Gvsig_br] RES: Me ajudem por Deus, preciso muito!

leandro letti leandro em proecoambiental.com.br
Quinta Maio 24 06:04:07 PDT 2012

Olá, Gustavo. Bom ver um colega da engenharia urbana por aqui.

Como ficou a classificação em raster? Pegou amostras suficientes e com boa definição dos pixels/uso do solo?

Já tive muitos problemas em imagens de alta  e média resolução por causa do classificador, de modo que o deixei em segundo plano e fui para o olho mesmo. No meu mestrado ( fiz com o Siloto) usei QuickBird e classifiquei manualmente depois de tentar muitas classificações no ArcGis, demorou 2 semanas mas o resultado ficou muito melhor

Já deve saber disso, mas hora da classificação, mesmo usando a banda IR, se uma área de cultivo tem diferenças de idade, um pouco de solo exposto, o classificador vai fazer essa diferença e vc não terá polígonos corretos, mas uma mistura, que, para análise de uso do solo, às vezes não é relevante. Em imagens com resolução maior isso acontece com maior frequência.

Pelo que vi na imagem ( não se isso aconteceu, mas é minha impressão), as áreas com maior certeza  e homogeneidade formaram polígonos maiores e as com confusão formaram polígonos menores que deram a impressão de estarem “cheios”. Foi isso que aconteceu? Ou nas áreas que não aparecem “cheias” não foi feita a vetorização e não há polígonos, fazendo essas falhas?

Vc chegou a fazer nova reamostragem? Às vezes o negocio é fazer tudo de novo....

Confesso que desisti de usar o gvSIG para processamento de imagens. Sigo tudo quando é blog, fórum e tutorial a risca, e minhas composições em Landsat sempre ficam em tom roxo quando salvo e insiro novamente, mesmo perguntando diretamente para o pessoal que manja, que não sabem explicar o que acontece, e vejo que o problema que tenho é reincidente em fóruns.

E não fui muito com a cara do histograma também. Para esse tipo de operação, ainda prefiro o SPRING ou o ArcGIS (uso a licença de validação, que a ESRI sempre renova, para não ficar na pirataria).

Acho que não ajudei muito mas foi uma discussão ao menos. Se tiver um resultado melhor nos avise, ok?

Leandro Letti

Arquiteto urbanista

Msc. Engenharia Urbana

+55 (35) 8804-9319