Re: [Portugal] Sessão de apresentação do grupo português do OSGeo

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Mon Apr 21 19:12:59 EDT 2008

Caro Jorge Gustavo,

Assim é que é falar! Portugal e o OS precisam
exactamente deste tipo de oportunidades e desafios!

Gostei particularmente de: "A ideia é que cada um leve
o seu portátil e, in loco,..." Fez-me lembrar velhos
tempos em que eu e um grande amigo fomos para uma
feira de informática e no meio de Stands PRO's (PC's
Mac's) fizemos um grande sucesso... com uma pequena
cassete (Spectrum) que levámos! (software nosso)

Tenho bastante pena de este ano não poder estar
presente no ESIG08. Mas estou disponível para apoiar
em tudo o que me for posivel.

Fica desde já o compromisso de deixar neste espaço
qualquer sugestão que me pareça interessante.

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

Caros colegas,

Como chair do ESIG 2008, lanço o desafio de se fazer
uma sessão de
apresentação deste 'capítulo' português na
sexta-feira, dia 16 de Maio,
durante a tarde, concretizando a intenção expressa
pelo Prof. Mário Rui
Gomes no email anterior.

Nessa mesma manhã, das 11h00 à 13h00, o Danilo Furtado
do IGP e eu próprio iremos dinamizar uma sessão de
"Hands On Geo WebServices". A ideia é que cada um leve
o seu portátil e, in loco, façamos alguns exercícios
relacionados com a utilização de Geo Web Services. É,
também,
uma forma de divulgar os Web Services que o próprio
IGP já está a
fornecer. Este hands será praticado sobre software
livre, como seria de
esperar, embora o foco não seja o software livre em si
mesmo.

Para a sessão da tarde, precisamos que se cheguem à
frente duas ou três
pessoas que sejam o rosto da iniciativa, e que de
algum modo organizem a
sessão. Para essa sessão, pode-se fazer desde uma
simples apresentação,
tipo 'comunicado', ou coisas bem mais interessantes,
como sessões
práticas (tutoriais, hands-on, demos), estabelecimento
de grupos
temáticos (por áreas, por tecnologias; com divisão de
tarefas), etc. Têm
toda a liberdade. Eu comprometo-me com uma sala e
acesso wireless. O
local será o Tagus Park (Oeiras), onde decorrerá o
ESIG 08.

Sugiro apenas, que se inclua uma apresentação dos
nossos 'hermanos', que
já me confirmaram a presença no ESIG. Sobre as
iniciativas do OSGeo
Spanish, segue um micro-resumo:

"En febrero de 2007 se iniciaron las actividades del
Capítulo Local para
la comunidad hispano-hablante de la Fundación OSGeo
(OSGeo Spanish). En
este artículo se presentará un resumen de las
actividades llevadas a
cabo durante este año en la comunidad OSGeo Spanish,
el estado de las
mismas y las previsiones para el año 2008. Desde un
punto de vista
general, sin adherirse a ningún proyecto en
particular, OSGeo Spanish
pretende afianzar una comunidad de usuarios y
desarrolladores de
software libre para la geomática. De igual modo se
presentarán los
avances en la realización así como la difusión de
materiales didácticos
a través del liderazgo de la iniciativa para la
edición de un Libro de
Sistemas de Información Geográfica con una licencia
libre."

Penso que é uma oportunidade de arrancarmos com alguma
visibilidade.

Em relação a uma Conferência para Outubro, gostava de
começar por dizer
que é uma boa ideia, mas tenho uma sugestão a fazer.
Sugiro que se
comece por fazer uma conferência (com nome próprio,
claro) mas associado
a outro evento com visibilidade e onde quase todos nós
já temos que ir,
nomeadamente o ESIG. Com o tempo, veremos se temos ou
não força para
criarmos ou não uma conferência em "exclusividade". Já
que acredito que
esta é a melhor forma de se começar, se virmos que
temos quorum dentro
destes 75 inscritos, podemos mesmo transformar esta
sessão no ESIG na
Conferência Zero, abrindo um espaço a apresentações,
mas isso teria que
ser decidido entre nós muito rapidamente. Far-se-ia um
'call for papers'
e escolheriam-se uma dúzia de apresentações. Só temos
um mês, mas temos
algumas questões logísticas já asseguradas pela
própria organização do ESIG.

Uma lista de discussão, serve para isto mesmo. Para
que se discutam
estes assuntos e pela minha parte, está lançado o
desafio. Venham daí
mais sugestões.

Saudações,

Jorge Gustavo