[Portugal] Re: Portugal Digest, Vol 2, Issue 8

André Barbosa andrepintto at hotmail.com
Mon May 19 08:44:47 EDT 2008

     Estou já inscrito a cerca de um mês, peço desculpas por só agora poder
apresentar-me, mas os afazeres académicos têm-me retirado o meu potencial
tempo livre. O meu nome é André Barbosa, sou finalista do curso de Eng.
Ambiente na Universidade de Aveiro, a fazer um projecto na area dos SIG's,
nomeadamente a criar um SIG multifuncional para a gestão de areas de risco
costeiras, capaz de ser utlizado a nivel nacional (de boas intenções está o
inferno cheio...). Dev dizer que iniciei o projecto praticamente sem
formação, pois na unica disciplina em que tive contacto com tecnologias sig,
foram apenas duas aulas, e mesmo assim através de um manual.
    De acordo com o contato que tenho dentro do meio académcico, não existe
uma cultura de uso das tecnologias FOSS, nem por parte dos docentes, e
invariavelmente por parte dos alunos. O primeiro contacto que existe
normalmente é com software poprietário, e consequentemente os alunos acabam
por somente envolver-se o necessário para obterem aprovação as disciplinas,
passando muitas vezes ao lado das suas potencialidades.
    Como faço parte do Nucleo de Estudantes de Eng. do Ambiente da UA, posso
indagar até que ponto poderia ser levada a cabo uma colaboração com a
Fundação OSGeo, mas falando por alto, julgo que seria credivel a organização
de um congresso ou conferencia sobre as potencialidades das tecnologias SIG
FOSS no meio académico, assim como de acções de formação em tecnologias sig.
Na UA têm lugar várias acções de formação de ArcGis, mas o seu custo elevado
afasta os potenciais interessados, pelo que a valores asseciveis, creio que
seriam muito bem aceites cursos de software livre a custos mais reduzidos, e
como é obvio, sabendo que depois poder-se-ia continuar a usar essas
ferramentas, o interesse dos participantes não esmorecia tão facilmente.

André Barbosa