Re: [Portugal] Re: Instalação gvSIG WinXP

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Fri Aug 7 06:31:01 EDT 2009

Luis,

Louvo a sua iniciativa!
Apenas a tentar ajudar...

> O Windows pode ser um SO muito imaturo, mas é o único até hoje onde vi
> o gvSIG funcionar. Continuo sem conseguir instalar a extensão do BN 11
> Os GISVM é muito bonito sim senhor, mas para quem tem máquinas
> decentes, não para os chaços habituais da administração pública.

Indiquei o GISVM exactamente como uma forma rápida do Luis ver o gvSIG a correr no Linux.
Aliás, como sabe, o gvSIG é JAVA (plataform independent)...
Se ficar convencido, tente instalar um "chaço" com linux e instalar o gvSIG!

E quanto aos "chaços" da Administração Publica, pode sempre tentar o DSL (Damn Small Linux).
http://www.damnsmalllinux.org/
Ou então regressar ao Windows 2000 (o que eu uso em maquinas virtuais Windows)...

Mas sinceramente, tenho visto muitos "chaços" com o vista, a queixarem-se da lentidão.
Estão à espera de quê?

Mas também devo dizer que não concordo com essa ideia do "GISVM... para quem tem máquinas decentes"!
Por experiência própria, pois eu ensaio e testo o GISVM num chaço pessoal com WinXP, com mais de 5 anos e 1.5 GB Ram.
E, a não ser quando corro simultaneamente 2 ou 3 VM, é que noto abrandamento na reacção ao utilizador!

Mas é uma da questões que faço questão de provar, numa próxima oportunidade.
Porque de facto é um preconceito, de quem entra no mundo da Virtualização, que deve ser combatido!

Abraço e não se esqueça, a persistencia é a chave do sucesso!
RP