[Portugal] Software livre em debate - Castelo Branco recebe encontro nacional

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Thu Aug 13 12:00:00 EDT 2009


Castelo Branco recebe encontro nacional 

Software livre em debate 
Castelo Branco vai receber o Encontro Nacional de OpenSuse, iniciativa que pretende mostrar a entidades públicas e privadas como podem desenvolver projectos informáticos recorrendo a software de utilização livre, o que permite reduzir custos sem perder eficácia.
A Associação de Informática de Castelo Branco foi a entidade seleccionada para organizar o Encontro Nacional de OpenSuse (ENOS), o qual decorre a 26 de Setembro, no anfiteatro do Centro de Juventude de Castelo Branco, com o objectivo de juntar a comunidade portuguesa de OpenSuse, ou seja, de uma da mais divulgadas versões de Linux, esta com a característica de ser o cartão de visita da Novell, empresa de referência no campo da informática a nível mundial.
De acordo com Carlos Campos, membro da organização do evento, contactado pelo Reconquista, o objectivo do ENOS “consiste em juntar os utilizadores portugueses de OpenSuse, além de permitir aos participantes uma visão introspectiva dos últimos desenvolvimentos do projecto OpenSUSE e estimulá-los para que participem na comunidade já existente nesta área”.
A organização espera participantes dos mais diversos pontos do país, entre especialistas, entusiastas, curiosos e interessados do mundo do Open source, ou seja, do software de utilização livre, sem necessidade de pagamento de licenças. “A ideia é que possam partilhar o conhecimento e os projectos que se fazem em OpenSuse”, adianta Carlos Campos.
Em análise estarão projectos que serão desenvolvidos, mas também projectos já concluídos, muitos deles em OpenSuse, mas também noutros softwares, embora todos os projectos tenham como característica comum o facto de serem “alicerçados em software livre”. A grande vantagem, refere, é que empresas privadas e entidades públicas podem desenvolver os seus projectos informáticos alicerçados em software livre, o que permite reduzir custos, sem perder eficácia”, reforça.
Refira-se que este encontro, que realiza em Castelo Branco a terceira edição, segue-se a iniciativas semelhantes que tiveram lugar em Caldas da Rainha e no Porto. É por isso um repto muito importante para a Associação de Informática de Castelo Branco (www.aicb.pt), entidade que tem desenvolvido Lanpartys, projectos de apoio a instituições na criação de infra-estruturas de informática, assim como eventos destinados a divulgar o software de utilização livre, em especial o Linux.
“A Associação de Informática de Castelo Branco espera, com este evento, aumentar não só a partilha de conhecimento, mas também alavancar as potencialidades que os recursos humanos da cidade de Castelo Branco, mais de uma vez demonstraram conseguir planear, desenvolver e concretizar projectos de interesse comum”, conclui o membro da organização, que neste momento trabalha na preparação do programa definitivo do encontro nacional.
 
http://www.reconquista.pt/noticia.asp?idEdicao=192&id=15610&idSeccao=1991&Action=noticia


      ____________________________________________________________________________________
Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
http://br.maisbuscados.yahoo.com


More information about the Portugal mailing list