[Portugal] Res: Jornadas "A Informação Geográfica na Modernização da Administração Local'- S. Maria Feira

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Sat Jun 13 11:41:19 EDT 2009

Ricardo, coincido contigo em muitos argumentos, mas sou claramente defensor de que vale mais promover o "nosso" produto do que "atacar" o do "concorrente", ou seja, concretizando:

- Informação + Formação = Urgente: Quantos decisores (principalmente) e técnicos da Administração Pública Central, Regional e Local (fora os que estão nas listas) sabem que há efectivamente alternativas mais económicas e potencialmente mais adequadas às suas necessidades? Penso que nesse capítulo, além da lista de discussão que funciona optimamente e tem uma dinâmica muito boa, o Capítulo Português da OSGEO ainda tem muito caminho para andar e progredir;

- Promoção de projectos inovadores = urgente dá-los a conhecer: com tanto projecto de FOSS inovador e de sucesso desenvolvido a nível nacional (GISVM, Algarve Digital, etc), porque são mais valorizados no estrangeiro que cá, ou ainda porque só são conhecidos de quem está nas listas? Mais uma meta que o Capítulo Português da OSGEO tem de ajudar a cumprir.

A abordagem inicial aos potenciais utilizadores é assim, a meu ver, fundamental para atrair mais "clientes" FOSS. Se na tua primeira disciplina de SIG (na Universidade ou no Curso Profissional) te apresentam o ArcGIS ou AutoCadMap como softwares de aprendizagem, porquê preocupares-te em procurar alternativas se ninguém te sensibiliza para tal. É preciso "atacar" ao nível dos locais de formação, essa é que é essa, para depois criar e fidelizar utilizadores.

Quanto à ASAE, referi-a apenas porque é conhecida de todos. Infelizmente, há muito boa gente que se já tivesse sido visitada pela ASSOFT, já tinha convertido as respectivas licenças "piratas" em licenças legais, comerciais e/ou FOSS. Mas lá que o software pirata também dá um jeitaço para fidelizar utilizadores, lá isso dá, e quem disser o contrário só está sendo hipócrita.

Enfim, como diria um amigo meu: "tudo na mesma como a lesma"... mas até quando?

Abraços e Boa Discussão Construtiva
AG