[Portugal] Res: Projecto "Prefeitura Livre" (Brasil)

Artur Gil arturfreiregil at yahoo.com.br
Mon Mar 16 12:00:38 EDT 2009

Caro Jorge, obrigado pelos esclarecimentos. Interessante essa sua observação sobre o binómio opção/obrigação. Em Portugal ainda não chegámos à dificuldade da escolha; já ficaria bem contente se a Administração Pública (central, regional, local) conhecesse pelo menos o leque de opções disponíveis antes de "entrar em despesas" (com o nosso $), o que ainda não é manifestamente o caso. Por outro lado, nem a dimensão nem o enquadramento sócio-político-económico do Brasil são os mesmos que cá, portanto torno a realçar a ideia mais do que o conceito de aplicabilidade da ideia. Adaptar sim, copiar não (até porque uma cópia rígida está sempre condenada ao insucesso). Na minha opinião, as associações de municípios seriam as entidades adequadas para a gestão e dinamização de um processo similar em Portugal, sendo por exemplo a AMDE (Distrito de Évora) um bom exemplo disso. A questão das opções estratégicas por decreto
 também é controversa, mas vamos lá ser sérios: já bastaria pôr em igualdade de circunstâncias ambas opções na hora de elaborar cadernos de encargos, não acha? Pelo contrário, o que se vêem são cadernos de encargos que são cópias exactas de fichas técnicas de aplicações comerciais. Assim é impossível se não houver um movimento de fundo e um esforço sério na formação e capacitação de recursos humanos.

Que continue o debate!
AG