[Portugal] Qgis "kore" no GISVM

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Sat Mar 28 13:31:35 EDT 2009

Caro Luis,

Desculpe a demora na resposta mas estive offline estes últimos dias!

Já agora sugiro e agradeço, para uma próxima situação, que coloque também a pergunta no fórum do projecto:
http://gisvm.com/forum/index.php?board=3.0

Respondendo à sua questão:

Sim é possível actualizar para a versão Kore (1.0) do Quantum GIS a partir dos "repositórios do Ubuntu/Debian" pois, como referiu, é um dos poucos softwares FOSS4G que mantém um repositório de instalação, e que está devidamente configurado no GISVM.

Portanto basta um simples "Actualizar no Gestor de Actualizações" para fazer o upgrade do QGIS para a nova versão!

Eu fiz a instalação do "Kore" no GISVM o dia de lançamento sem qualquer problema e tenho estado a utilizá-lo desde então.

MAs assim que vi a sua mensagem fui testar a actualização do qgis a partir da imagem de 20081101.

Partindo do principio que está a utilizar o GISVM20081101pt (ultima versão portuguesa disponivel para download)
http://www.gisvm.com/download.html

De facto, retorna uma mensagem de erro relativamente à "libqgis1" que é incompativel com o novo qgis (eventualmente o 1.0.1)
Assim deve ser desinstalada no terminal com:

"sudo apt-get remove libqgis1"

E depois instalar novamente o qgis com:

"sudo apt-get install qgis qgis-plugin-grass"

Poderá também ocorrer um erro de "NO_PUBKEY" do qgis.
Para resolver este erro deverá executar dois comando:

gpg --keyserver subkeys.pgp.net --recv (chave indicada: 5227BEBD68436DDF)

gpg --export --armor (chave indicada: 5227BEBD68436DDF) | sudo apt-key add -

Se encontrar problemas na resolução deste erro, consulte por exemplo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Resolvendo-o-problema-do-aptget-NO_PUBKEY/

Espero que estas indicações ajudem a resolver os problemas encontrados.

Cumprimentos,
Ricardo Pinho