[Portugal] Res: Res: [eng_geografo] Transformação Datum ETRS89 -> Datum Lisboa?

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Fri Jun 4 12:01:43 EDT 2010

Caro Luis Serrano,

Sem qualquer ofensa, é bom que os cidadãos manifestem a opinião.

Se ninguém defender o interesse público, acredite que o interesse individual e comercial (lucro desenfreado) prevalece, e depois é a anarquia, o monopólio e o abuso (em que nos encontramos!!!!). É para isso que em democracia existem as leis, e os supostos reguladores de mercado (principal papel do estado)... ;-)

Essa é a típica posição Portuguesa, neutro, não tomar partido, deixar as coisas acontecerem por si, mesmo tendo a certeza que o caminho é aquele... Precisamos claramente de pessoas decididas, de coragem e que transmitam orientações claras no comando do País, e não de "medíocres" que apenas vão na onda... (e que evitam o risco como o diabo da cruz!)

É por isso que, mesmo com as novas tecnologias de comunicação, continuamos com dezenas de anos de atraso em relação aos nossos vizinhos... na eterna cauda da Europa...

Em relação ao investimento, penso que é claro que o estado actual do Open Source, ou Software Livre, é em parte resultado de Bilioes de investimentos de dinheiros Publicos (desde Universidades, a Estados e mesmo a Fundos Europeus) do mundo inteiro, e mesmo de dinheiros privados de empresas: IBM, SUN, etc

Se os estados CANADA, EUA, BRASIL e ESPANHA (entre muitos outros) promovem politicas "radicais" para dar prioridade ao Open Source na Administração Publica, porque é que em Portugal não se faz o mesmo?!

Apenas um pequeno exemplo (em Portugues, nem é necessário traduzir, por mim passa directamente para DR...):
http://www.governoeletronico.gov.br/o-gov.br/principios
********************

3 - O Software Livre é um recurso estratégico para a implementação
do Governo Eletrônico
O software livre deve ser entendido como opção tecnológica do
governo federal. Onde possível, deve ser promovida sua utilização. Para
tanto, deve-se priorizar soluções, programas e serviços baseados em
software livre que promovam a otimização de recursos e investimentos em
tecnologia da informação. Entretanto, a opção pelo software livre não
pode ser entendida somente como motivada por aspectos econômicos, mas
pelas possibilidades que abre no campo da produção e circulação de
conhecimento, no acesso a novas tecnologias e no estímulo ao
desenvolvimento de software em ambientes colaborativos e ao
desenvolvimento de software nacional.

A escolha do software livre como opção prioritária onde cabível,
encontra suporte também na preocupação em garantir ao cidadão o direito
de acesso aos serviços públicos sem obrigá-lo a usar plataformas
específicas.

********************************

Portugal tem estado décadas a "dormir à sombra da bananeira", se não se tomar medidas radicais, e aproveitar esta oportunidade de CRISE ECONOMICA, não vai lá! Porque quem paga a factura somos todos nós e os nossos descendentes... :-(

http://transparencia-pt.org/?search_str=autodesk+intergraph+esri

146552 2010-04-14 Secretaria
Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos ESRI Portugal - Sistemas e Informação Geográfica, S.A. Fornecimento e manutenção de Software ESRI 794.244,00 €

Garanto que se as regras de jogo mudarem (por parte do estado) as
empresas na área SIG (e mesmo a ESRI, AUTODESK, INTERGRAPH,...)
rapidamente se adaptam... ! (como o fizeram noutros países).  Mas enquanto isso não acontece, é óbvio que se mantêm no modelo de negócio baseado no monopolismo. É muito mais fácil...

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

PS.
Quanto à OSX da Apple, olhe que uma grande parte é baseado em Open Source... ;-)
http://www.apple.com/opensource/

Eu também tenho um Macbook e não o troco por nada... a não ser por outro macbook.. ;-)
Mas com recurso à Virtualização uso diversas opções de Sistema Operativo! (tiro proveito do melhor de cada mundo...)

São modelos de negócio diferentes, mas acredito que a Apple, como empresa inteligente que é, reconhece as vantagens do OS, tira proveito dele e adapta o seu modelo de negócio (como fazem muitas outras a IBM, SUN, ORACLE, etc).