[Portugal] Open source cresce em maturidade?

Andre Mano andre.s.mano at gmail.com
Tue Mar 30 18:42:14 EDT 2010

Relativamente ao Openoffice, posso testemunhar que a resistência à mudança
no meu local de trabalho foi notória (o Openoffice substituiu o MS Office há
aproximadamente 6 meses), mas a adpatação não foi tão complicada como muitos
temiam. Passados estes meses já todos os utilizadores conseguem ter o mesmo
nível de produtividade que tinham com o MS Office, e realmente a adaptação
OO -->MSO é relativamente simples e não é preciso ser-se particularmente
dotado (informaticamente falando) para se conseguir trabalhar.

No fundo o que todos temiam era que tivessem de perder muito tempo a
aprender a dominar um novo software, o que na óptica do utilizador é uma
questão fundamental - há 10/15 anos que usam as mesmas soluções e consciente
ou inconscientemente pensam que mudar de plataforma é voltar a aprender tudo
do 0. Pelo menos foi essa a sensação com que fiquei com base no exemplo que
testemunhei.

André Mano