Re: [Portugal] Conversão de coordenadas

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Mon May 10 19:14:18 EDT 2010

Caro Pedro

Os parâmetros que tenho (no ficheiro PT7) para a transformação de 7
parâmetros

+towgs84=-231.03,102.61,26.84,0.61,-0.20,0.88,1.79

são os que eram fornecidos há uns anos para a transformação de ETRS89 para
Datum73 (a data do ficheiro que guardei é Dezembro de 2007). Os que estão
actualmente na página do IGP são diferentes, como refere o Luís Tavares.
Na realidade quer com esses dois conjuntos, quer com os do ficheiro do
Ricardo Pinho os resultados das transformações são muito semelhantes. Os
três dão erros médios quadráticos parecidos, ligeiramente superiores a 40 cm
nas duas coordenadas (nos pontos da rede de 1ª ordem).
Com qualquer dos conjuntos de parâmetros, dentro de um concelho observam-se
erros sistemáticos na transformação. Uma interpolação local (como a que se
consegue com as grelhas) dá sempre resultados melhores.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves