[Portugal] Re: [lusogis] Rede de Apoio Topografico OAZ em PT-TM06

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Mon May 17 04:45:23 EDT 2010

Caro Ricardo

Acho importante dispor de parâmetros da transformação BW locais para
configurar aplicações. O método de grelhas de interpolação é melhor e boa
parte das aplicações de SIG faz uso dele (nos EUA foi sempre essa a forma
usada para converter de NAD27 para NAD83) mas muitas não são configuráveis
para grelhas do utilizador. O método de BW pode em geral ser utilizado para
configuração do utilizador.

Há alguns aspectos importantes em relação à transformação BW. Um é se se
deve considerar como transformação 3D. Como as altitudes que queremos para
cartografia e topografia são ortométricas é normalmente necessário ter um
modelo do geóide. Para que a conversão de altitudes seja acomodado pela
transformação BW é preciso que a região seja pequena para que se possa
admitir que a ondulação do geóide tem um comportamento linear. Penso que
isso acontecerá num concelho como o de Oliveira de Azeméis, olhando para os
resíduos que obteve, mas em regiões maiores já poderá não acontecer.

O segundo aspecto é que os 7 parâmetros são muito correlacionados para
pequenas regiões. Aquilo que uma rotação faz é muito semelhante ao que faz
uma translação, pelo que os parâmetros têm muita liberdade de variação para
se ajustarem aos dados. Isso explica porque é que retirando do ajuste um
ponto que tem um resíduo de 1 decímetro se obtém parâmetros diferentes por
dezenas de metros. A consequência é que se os pontos de controlo não
cobrirem muito bem a região, a transformação pode não ser nada boa nas
regiões com menos pontos. No caso concreto parece-me que a parte ocidental
do concelho não está muito bem coberta. Eu utilizaria mais alguns pontos,
mesmo que fosse necessário levantá-los (rede de 3ª ordem). Deixaria também
alguns fora do ajuste para usar como pontos independentes para verificação.

Para a finalidade de conversão local de coordenadas é mais segura a
transformação no plano (por exemplo uma afim, ou afim conforme). O
inconveniente é que não há formas standard de configuração dos programas
para transformação de coordenadas por formas polinomiais. Contudo pode ser
interessante ter, para um concelho, uma transformação de translação, rotação
e escala (ou mesmo só translacção) que pode ser aplicada facilmente nos
programas de CAD (MOVE, SCALE, ROTATE). Isso pode ser útil para converter
ficheiros de cartografia, só com funcionalidades do CAD.

Outro aspecto das transformações locais é que não são contínuas entre
regiões vizinhas. Nisso as grelhas têm claramente vantagem. Desde que as
aplicações o permitam, prefiro as grelhas para transformar coordenadas e o
modelo GeodPT-08 (IGP/FCUL) para as altitudes, mas de facto a transformação
BW ainda é a mais comum nos programas.
Espero que os comentários sejam úteis.

Cumprimentos

José Alberto Gonçalves