[Portugal] questão sobre a rede eduroam

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Fri Nov 5 12:14:23 EDT 2010

Olá,

Como esta lista tem muitas pessoas de várias instituições universitárias
aproveito para fazer uma pergunta sobre o funcionamento da rede sem fios
"eduroam".
Na minha Universidade (Algarve) somos obrigados a instalar um programa
que supostamente se encaregará de fazer as transações seguras, sem o
qual não é possível aceder à rede eduroam. Em contrapartida, na FC da
Universidade de Lisboa sei que não se tem de fazer isso.
Um dos resultados disto é que possuidores de contas na FCUL não podem
utilizar a rede da UAlg (quando cá vêm) sem instalar esse programa. E em
casos que conheço melhor, depois disso eles deixaram de poder aceder à
rede sem fios nos seu locais de origem. Ora isto é completamente
contrário ao espírito da e-U. Outra consequência é que telemóveis e
"pads" não se podem ligar pois o programa não existe para esses aparelhos.

Assim, a minha pequena questão para quem quiser responder é:
E nas vossas instituições, precisam ou não de instalar um tal programa
para poderem aceder à eduroam?

Obrigado

Joaquim Luis