[Portugal] Join e Relates

Duarte Carreira DCarreira at edia.pt
Tue Nov 9 05:43:49 EST 2010

Olá Catarina.

Temos de separar o que se passa em cada nível de software.

Para quem tem experiência com software esta separação talvez seja mais invisível. No ArcGIS fazemos joins no ArcMap. O que é o equivalente a fazer joins no QGIS, ou gvSIG ou outro desktop. Até aqui é igual.

Já nos relates, com ArcGIS temos uma interface gráfica que nos permite ligar as 2 tabelas, quando há uma relação 1->muitos. Como esta interface gráfica não existe noutros programas, temos de recorrer à função standard suportada pelas bds para fazer este tipo de ligação. Ou seja, no mundo não esri, podemos usar o padrão SQL para criar na bd o equivalente ao relate, que é a view. Este conceito de View é universal a todas as bds.

O que faltará fazer no Open Source será criar uma ferramenta que facilite a consulta de tabelas com relações 1->muitos, através de views ou até em memória (mas isto já seria "perigoso" quando as tabelas forem grandes - não sei como faz o ArcGIS). Aliás, penso que isto falta na maioria dos programas closed source. O único que conheço que resolve a coisa sem ter de usar SQL é o ArcGIS. Mas posso estar enganado - alguém pode dar aqui uma achega? Em que programas já viram isto ser resolvido com GUI?

Bom, de qualquer forma, o grande potencial do PostGIS está no SQL, e enquanto não é feita no QGIS a mãe de todas as extensões para PostGIS ;) temos de aprender a usá-lo. Mas acho que é um conhecimento muitíssimo recompensador.

Duarte