[Portugal] sobrepor raster a um google satelite layer no qgis

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Thu Nov 11 20:46:16 EST 2010

Caros Luís

Esse problema de escala é de esperar. A projecção usada pelo Google Maps é
uma projecção de Mercator, cuja deformação linear é aproximadamente
1/cos(LAT). À latitude 40º é 1.325, pelo que a escala de um mapa impresso de
Portugal vem com um erro duns 32%.

A bem dizer a projecção do Google, não é verdadeiramente uma projecção de
Mercator. Ela toma a Terra como esfera, isto é considera nas fórmulas a
excentricidade igual a 0, mas espera coordenadas geográficas geodésicas no
elipsóide WGS84 e não coordenadas esféricas. A linha de comando do PROJ é:

+proj=merc +a=6378137 +b=6378137

Isto tem a consequência de que a projecção não é conforme, ou de forma
equivalente, tem  escalas dependentes da direcção. Outra consequência: uma
característica importante da projecção de Mercator, que é de as loxodrómicas
serem projectadas como rectas, não se verifica.
Claro que isso não é muito importante numa projecção cujo objectivo é o de
visualização e não o de produção cartográfica. A simplificação da fórmula da
coordenada Y traz um ganho importante nos tempos de cálculo, daí que a
Google a tenha escolhido.
Quando se usa para importação de imagens e criação de mapas a deformação
linear e os outros aspectos da projecção já passam a ser importantes.

Um documento interessante sobre o assunto:
http://www.hydrometronics.com/downloads/Web%20Mercator%20-%20Non-Conformal,%20Non-Mercator%20%28notes%29.pdf

Cumprimentos

José A. Gonçalves