[Portugal] Governo e Openstreetmap

Jorge Gustavo Rocha jgr at di.uminho.pt
Sat Nov 20 11:02:41 EST 2010

Olá Victor,

Esta é, decididamente, a nossa grande causa no curto prazo. A essência
de um Capítulo Local passa, para além do software, pela questão dos
dados.

Da nossa parte, já estamos mais organizados e já temos alguns trunfos na
manga para avançar com este tipo de protocolos.

A minha dúvida primeira é relacionada com a organização do OSM em PT.
Temos uma comunidade OSM pouco coesa, sem grande identidade, em PT (bem,
eu confesso que sou um desses membros). Em Espanha, passa-se o
contrário. Em Espanha, embora sejam muitos fortes no sw (lista imensa de
projectos!), a comunidade OSM está ainda mais organizada e um exemplo
disso foi a realização do "state of the map" há dois meses.

Pergunto-te: avançamos nós, erguendo também a bandeira OSM, integrando
literalmente o OSM como uma das nossas causas, ou deixamos espaço para a
comunidade OSM-PT se organizar? Ou, por outras palavras, quem puxa a
carroça? Nós? Eu só não quero atropelar ninguém, pois se mais ninguém se
chegar à frente, vamos nós. Penso que tu, estando com um pé em ambos os
lados, podias ajudar a integrar melhor a comunidade do OSM na OSGeoPT e,
por outro lado promover - ainda mais - o projecto OSM dentro do OSGeoPT.

Provavelmente deveria mandar este email para a lista talk-pt...

Para além destas questões... desejo-te um bom fim de semana.

Abraço,

Jorge

--
Jorge Gustavo Rocha
Departamento de Informática

Sáb, 2010-11-20 às 13:35 +0000, Victor Ferreira escreveu:
Não sei se este link já apareceu por aqui, mas destaco o conteudo onde
> refere a colaboração entre o Capítulo local OSM Espanhol e o IGN
> espanhol e o CNIG deles. Partilha de dados, licença para utilizar os
> ortophotos, e inclusive adaptação de software OSM para utilização do
CNIG!

http://opengeodata.org/government-institutions-and-openstreetmap-in?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+Opengeodata+%28OpenGeoData%29

http://lists.openstreetmap.org/pipermail/talk-es/2010-October/005879.html