Re: [Portugal] Off-topic: microstation *.top e catálogos *.cat

Fernando Ribeiro fernandinand at gmail.com
Wed Nov 24 04:33:03 EST 2010

Duarte,

A utilização destes dados limitou-se a trabalhos académicos ao nível de
informação base temática, generalização, etc., com pequenos "extracts" em
GML ou Shapefile.
Infelizmente não estudei o modelo em pormenor, mas questionando alguns
colegas e professores, a ideia para o modelo surgiu no final dos anos 90, a
fim de mudar o paradigma existente (Top10Vector e Top10Wegen - CAD based)
para um modelo mais GIS amigável. Como cá, também parece que houve uma certa
discussão nesta mudança, pelo que foi pedido a um grupo de trabalho de
prestígio, aconselhar na melhor opção e desenvolver o modelo base.
Ao nível técnico a melhor referência que consegui encontrar é o próprio
relatório da actual versão do modelo
(2.3<http://www.kadaster.nl/top10nl/gegevensmodel_top10nl_2%203.pdf>),
que a muito custo começo a entender :)

Fernando

No dia 23 de Novembro de 2010 12:40, Duarte Carreira