[Portugal] Alternativa ao FRAGSTATS para Linux

Luis Carlos Madeira luiscarlosmadeira at gmail.com
Wed Nov 24 13:09:29 EST 2010

Boa tarde a todos,

Venho até esta lista questionar sobre a existência (ou não!) de uma alternativa ao software de cálculo de métricas da paisagem, FRAGSTATS. Este software apenas “corre” em ambientes Windows.

Gostaria, então, de saber se alguém sabe se existe uma ferramenta semelhante que corra em SO Linux. Ou se por ventura existe alguma forma de colocar o FRAGSTATS a funcionar em LINUX.

Há uns anos atrás, no tempo do já velhinho ArcView 3x, existia uma extensão do FRAGSTATS. O mesmo não existe (pelo menos que eu conheça) para o ArcGIS. Isto leva-me a outra possibilidade: existe uma ferramenta semelhante, calculo de métricas da paisagem, que possa ser adicionada (como plug-in) a um qualquer software GIS open source (qgis, gvsig, etc.)?

Cumprimentos,

Luís Carlos Madeira