Re: [Portugal] DEMs de alta resolução

Jose Gonçalves jagoncal at gmail.com
Mon Nov 29 19:04:27 EST 2010

Caro António Rocha

DEMs gratuitos com cobertura global ou quase global só existem os da missão
SRTM (3", aprox. 90 m) e os do ASTER (1", aprox. 30 m). Estes, apesar da
maior resolução, são piores que os do SRTM.
Para venda há os DSMs da Intermap, obtidos por SAR aéreo, que têm resolução
espacial de 0.15 segundos (aprox. 5 metros).
A exactidão vertical foi avaliada em 0.6 a 0.8 metros, de acordo com um
paper apresentado na Photogrammetric Week 2009.
http://www.ifp.uni-stuttgart.de/publications/phowo09/240Mercer.pdf
Estão disponíveis dados de toda a Europa ocidental, na forma de DSM e DTM.
Não consegui encontrar referência aos preços mas há dados de demonstração
disponíveis para Portugal na página da Intermap.

Para além de dados deste tipo há sempre os dados produzidos pelas agências
nacionais (IGeoE e IGP), em resoluções à volta dos 10 metros.

Cumprimentos

José A. Gonçalves