Res: [Portugal] Re: Presidente OSGEO-PT

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Wed Oct 13 18:06:02 EDT 2010

Olá,
Só para continuar esta a conversa, e não criticar ninguem! ;-)

É perfeitamente natural que quem organize e trabalhe na preparação destes
eventos sinta as criticas como desvalorização do trabalho e esforço feito, e
sejam tentados a reagir como se os críticos só tivessem intenção de bota-abaixo.
Eu sei, também já passei e senti isso...

Mas é um verdadeiro engano...

Em primeiro lugar, ninguém é perfeito e todo o trabalho pode ser melhorado.
Imaginem o que seria se ninguém reclamasse, se ninguém opinasse, etc. Que
maçador e atrasado seria o mundo! ;)

Das duas uma, ou o trabalho teria sido perfeito (impossível) ou então o
trabalho/evento não interessou ninguém. :(

Acredito que temos de ver a crítica como um bom sinal, uma dádiva dos  membros.
E não como uma coisa má, mal intencionada, ou ataque pessoal! Há quem tenha
verdadeiro pavor à crítica!

Temos todos de aprender a pensar diferente, se há crítica é porque existe
interesse no evento, preocupação e vontade, de quem a faz, em dar o seu
contributo para o melhorar!

Será bom conseguirmos sentir-nos satisfeitos por haver críticas, saber
aproveitá-la para nossa própria melhoria e saber agradecer aos críticos a sua
contribuição, para que a CRÍTICA (intervenção/participação) SEJA INCENTIVADA E
NÃO REPRIMIDA!

Sobre isto fala o Gabriel melhor do que ninguém (digo eu...):
"Se eu reclamo é porque eu amo isso aqui" na musica Bossa 9!

Concluindo, vamos fazer este SASIG melhor do que o anterior e criticá-lo para
que o de 2011 seja ainda melhor do que este!
Ricardo Pinho