Res: [Portugal] FOSS4G-Barcelona: Open Source Geospatial Software Still Much in Demand

Joaquim Luis jluis at ualg.pt
Thu Sep 16 18:56:11 EDT 2010

On 16-09-2010 23:29, Victor Ferreira wrote:

> Mas essa comparação é entre dois produtos "fechados" :-)

Para o ponto que eu quis levantar, isso não tem grande importância.

> [...]
> ficando mais "gordos" e com roupagens mais "garridas". A intel e a
> malta que fabrica rams agradece bastante este tipo de aumento de
> "qualidade" :-)
> Penso que uma coisa inadvertida que o Foss poderá estar a fazer é
> estimular um pouco a concorrência e fazer as grandes empresas puxarem
> pelos neurónios!
> Uma coisa que acho que está ainda a faltar no ecossistema sig é mais
> software na área da topografia e GPS de "qualidade" (a pensar no
> sub-metro). Já vi na web uma solução open source para isso! vamos ver

Há (muito) mais "vida" para além do universo "SIG". Sou utilizador há
+/- 18 anos (e mais recentemente contribuidor) do GMT que tem uma
qualidade soberba.
No entanto, por razões estranhas (terá a ver com o meu primeiro ponto?),
este producto está pouco divulgado na comunidade 'SIG'.

Joaquim