Res: [Portugal] FOSS4G-Barcelona: Open Source Geospatial Software Still Much in Demand

Victor Ferreira victor at fa.utl.pt
Thu Sep 16 18:29:52 EDT 2010

  Oi,
Mas essa comparação é entre dois produtos "fechados" :-)
Aqui acrescento algumas achas:
O software Foss4g já tem qualidade "suficiente" para poder competir com
competência com o comercial... pode faltar por vezes é promoção e
marketing que crie uma imagem "qualitativa" melhor, e empresas com
aspecto de que vão durar uns anos para se poder ter interlocutor quando
as coisas correrem mal (uma das razões que tem aparecido recorrentemente
em conversas - a desconfiança de que poderá faltar assistência ao
produto... e claro que os "comerciais" estimulam essa tecla a favor deles).
A partir de um certo nivel de "qualidade", parece-me que o software
acaba por cair num "contar de espingardas" para ver quem tem mais! Assim
de repente lembro-me de vários softwares que de uns anos a esta parte
não têm acrescentado grande coisa de inovador, simplesmente ficando mais
"gordos" e com roupagens mais "garridas". A intel e a malta que fabrica
rams agradece bastante este tipo de aumento de "qualidade" :-)
Penso que uma coisa inadvertida que o Foss poderá estar a fazer é
estimular um pouco a concorrência e fazer as grandes empresas puxarem
pelos neurónios!
Uma coisa que acho que está ainda a faltar no ecossistema sig é mais
software na área da topografia e GPS de "qualidade" (a pensar no
sub-metro). Já vi na web uma solução open source para isso! vamos ver se
aparecem mais.
Victor