[Portugal] Fotografia aérea moderna

Jorge Gustavo jgr di.uminho.pt
Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2011 - 07:15:33 EST

Luis,

O sensefly e o projecto associado de construção de modelos 3D a partir
das imagens está muito bom, mas são tecnologias proprietárias de duas
spins off da EPFL. O software foi patenteado (se não me engano), e a
solução do drone + sw fica um pouco acima do que consigo comprar. Fica
mais barato fazer um levantamento com LIDAR, que agora está muito
barato. Além disso, a autonomia do drone é 30 minutos...

Mas há coisas bem mais "open", igualmente interessantes.

Ou "quad"-cópteros:

http://code.google.com/p/arducopter/
(podes comprar as peças em http://store.diydrones.com/category_s/28.htm
ou um kit montado por $860). Na Universidade da Madeira, sei que têm um
quad-cóptero, mas não é destes. É um mais a sério.

Ou balões...

http://publiclaboratory.org/tool/balloon-mapping

O Victor Ferreira, da Fac Arquitectura de Lx tem experiência com balões.

Se alguém quiser criar um grupo para comprar/desenvolver/explorar
"brinquedos" de captação de imagens, eu alinho (ié suporto uma parte dos
custos).

Abraço,

Jorge