Re: [Portugal] Fotografia aérea moderna

Victor Ferreira victor.mota.ferreira gmail.com
Quinta-Feira, 1 de Dezembro de 2011 - 10:57:57 EST

Viva,
sim temos utilzado balão para foto aérea, com hélio. É melhor para
zonas pequenas, uma vez que para o mover temos de o ir puxando do
chão, e sempre que temos fios electricos(telefonicos, temos de o
baixar para passar por baixo. A altura máxima de fotografia  é à volta
de 200 metros. Se alguem estiver interessado niso, fizemos a cobertura
aérea do COnvento de Cristo e da cidade de Tomar (e fizemos o modelo
3D respectivo com fotogrametria automática).
http://archc3d.fa.utl.pt/archc3d.html
Quadcópteros para fotografar zonas pequenas acho bem, para áreas
grandes (vários hectares) penso que os aviões modelo serão mais
eficazes (e menos perigosos - o quadcóptero se cair é uma pedra com 7
ou 8 kilos! E quando cai, cai a direito!!).
O melhor seria avião com autopiloto open source. Também alinho em
testar autopilotos para aviões. Nós temos dois kits de avião que
estamos a pensar montar em breve, e que poderiam levar autopiloto!
E ficava muito mais barato do que os aviões "comerciais".
Victor