[Portugal] Dúvidas sobre licenças Freeware

Giovanni Manghi giovanni.manghi gmail.com
Segunda-Feira, 19 de Dezembro de 2011 - 04:31:47 EST

Olá

> Ao que descubro que existem muitos softwares freeware, que não são
> necessáriamente open source, mas ainda, existem softwares freeware mas
> que é apenas freeware para uso pessoal e/ou doméstico, ou seja, não
> pode ser  aplicado em PC de instituições ou empresas.

"freeware" é diferente de "free software"

o freeware de facto é gratis e não aberto e pode ter limitações de uso.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Freeware

Chamar "freeware" o software livre (free software) é errado.

O software livre o "free software" é outra coisa. O as licenças do
software "open source" são ligeiramente diferentes das do free software,
mas do ponto de vista do *utilizador final* o free software e o open
source podem se considerar sinonimos.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Software_livre

http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3digo_aberto

> Então, não consigo dismitificar, de forma particular para os softwares
> de SIG qual é o caso em cada um? ou seja, que tipo de utilização
> poderá ser dada ao QGIS? GRASS? gvSIG? GISvm? Kosmo? OpenJump?
> Sextante? uDig? ILWIS? OpenLayers? MapServer? Geoserver? e outros!

as licença são indicadas nos sites respeitivos

QGIS tem licença GPL (Como indicado na Home Page)
http://www.qgis.org/

GRASS tem licença GPL
http://grass.fbk.eu/intro/general.php

Mapserver tem licença MIT
http://mapserver.org/copyright.html#license

> Foram muito úteis as páginas:
>

> http://wiki.osgeo.org/wiki/Desmistificar_cren%C3%
> A7as_sobre_os_SIG_livres

eu são o autor desta pagina (embora o texto não seja completamente
original, pois cito as fontes)

Em cada pagina do wiki da osgeo há um link "discuss" que permite abrir
uma discussão acerca dos conteudos da mesma

https://wiki.osgeo.org/wiki/Talk:Desmistificar_cren%C3%
A7as_sobre_os_SIG_livres

o autor é avisado atraves de um mail do facto de um comentario ter sido
enviado.

> http://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft
>

> Mas não me esclarecem, relativamente ao tipo de licença, o que posso
> usar para implementar numa Autarquia?

O que se pode fazer com software com licença GPL:

http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.pt-br.html

Em Ingles

http://www.gnu.org/licenses/gpl-faq.html

Saluti