[Portugal] O

Luís de Sousa luis.a.de.sousa gmail.com
Quinta-Feira, 29 de Dezembro de 2011 - 15:18:07 EST

Olá Pedro as minhas ideas seguem em baixo:

On 29 December 2011 18:09, pedro soares <pedro_gara at yahoo.com.br> wrote:
> Como  classificam a utilização de VB para a criação de software utilizado em
> conjunto com soluções opensource

O VB só se tornou uma liguagem realmente OO quando foi extendida ao
.NET, se bem que permanece ainda relativamente limitada. Não vejo como
se possa justificar a utilização de VB sobre .NET quando sobre esse
interpretador se podem usar linguagens modernas como C# e Java ou
mesmo C++.

Para além disso há ainda a questão do próprio .NET. Será que código
aberto desenvolvido sobre um interpretador proprietário é livre? Não
sei a resposta mas não seria algo que eu sequer tentasse. Nota: o Mono
suporta VB (mal) mas não suporta muitas das bibliotecas desenvolvidas
pela M$.

> e a qualidade do software criado utilizando
> ferramentas open source (usando codigo de QGIS e/ou Mapwindow no
> desenvolvimento).

Acho que a qualidade do código depende em geral do programador. Até em
COBOL ou JavaScript se podem criar programas com qualidade; claro que
nestes casos dá muito mais trabalho.

> QGIS ou MapWindowGIS são OOPs?

Sim para o QGis que usa C++. Para o segundo não é fácil responder sem
ir ler o código. O MapWindowGIS começou assente no VB anitog e
provavelmente foi portado para o .NET mais tarde; é possível que
tenham sobrevido blocos de código "inseguros", como a M$ lhes chama.
Depois há sempre a questão de saber se o DotSpatial e o restante
código corre sobre interpretadores não proprietários.

Qual é motivação para estas perguntas?

Luís