[Portugal] O

Luís de Sousa luis.a.de.sousa gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2011 - 05:30:57 EST

Viva,

A qualidade de um programa e do seu código são coisas bem distintas. A
qualidade de um programa mede-se sobretudo em termos de funcionalidade
(faz aquilo a que se propõe?) e usabilidade (quão fácil é de usar). A
qualidade do código está sobretudo na facilidade de leitura (código
"arrumado", documentado e sem replicações) e de evolução (facilidade
de re-utilizar, testar, portar). Para além disso há a escolha de
paradigma de programação que facilmente se torna numa questão
filosófica.

As métricas de avaliação da qualidade do código confundem-se muito com
o processo de "fabricação"; as que estudei foram o COCOMO [1] e o CMM
[2]. Seria interessante aplicar estas métricas a alguns programas de
código aberto para perceber como podem melhorar; se é que tal nào foi
já feito.

Luís

[1] http://en.wikipedia.org/wiki/COCOMO

[2] http://en.wikipedia.org/wiki/Capability_Maturity_Model