[Portugal] O

Luís de Sousa luis.a.de.sousa gmail.com
Sexta-Feira, 30 de Dezembro de 2011 - 16:19:12 EST

On 30 December 2011 21:59, pedro soares <pedro_gara at yahoo.com.br> wrote:
> no entanto surgiu-me mais uma questão pertinente...
> uma definição de qualidade do OOP software... existirá alguma forma de
> descrever e analisar um software feito com diferentes linguagens OOP?

Métricas como o COCOMO e o CMM são independentes da linguagem. As
métricas de desempenho também o são, por inerência.

Pedro, o que me parece importante frisar é que quanto mais sólida for
a linguagem mas fácil é a programação e sobretudo a manutenção. Um
programa criado em Java pode ser igualmente criado em VB, mas com mais
trabalho e provavelmente mais linhas de código. Duas linguagens podem
ser comparadas mediante o núemro de características OO que
implementam: polimorfismo, herança, herança múltipla, interfaces,
templates e por aí a fora. Mas a qualidade do resultado final (do
programa) é sempre dependente de quem utiliza a linguagem.

Saudação,

Luís