[Portugal] Re: mapguide

Pedro Venâncio pedrongvenancio at yahoo.com
Thu Jun 30 06:39:19 EDT 2011

Olá Luís,

Podes fazer a conversão com o plugin Transformation Tools do QGIS (criado pela Faunalia) ou por linha de comandos com o FWTools ( http://fwtools.maptools.org/ ). Colocas as grelhas de transformação criadas pelo Prof. José Gonçalves, seguindo as indicações que estão aqui http://www.fc.up.pt/pessoas/jagoncal/coordenadas/parte3.htm .

Finalmente só tens que fazer a conversão com o comando

ogr2ogr -f "ESRI Shapefile" -s_srs "+init=pt:dlxhgmil +wktext" -t_srs EPSG:900913 ficheiro_de_destinho.shp ficheiro_de_origem.shp

Se forem muitas shapefiles podes criar um batch, adaptando este comando, para transformar tudo de uma assentada.

No MapGuide usas o código EPSG:3785 em vez do 900913.

Cumprimentos,
Pedro Venâncio

________________________________

Bom dia Pedro,

Obrigado pela ajuda, shape que me enviáste funcionou na perfeição. Tentei importar o sietmas de coordenadas para as minhas shapes mas diz sempre unknown.
Podes ensinar-me a passar as coordenadas para Google Mercator e a atribuir-lhe o código EPSG 3785? (é que de certeza que ando a fazer alguma coisa errada)
Eu uso o Qgis, o GvSIG e o ArcGis 9.3

Obrigado,

Luis Leitão

________________________________
Date: Wed, 29 Jun 2011 16:39:34 -0700

Luís,

Experimenta estes dados no Maestro. Trata-se da shape das ZPE que acabei de descarregar do site do ICNB e converter para Google Mercator. Atribui-lhe o código EPSG 3785.

Aguardo feedback.

Sent: Wednesday, June 29, 2011 11:34 PM
Subject: mapguide

Boa noite Pedro,

Obrigado pela prontidão.

Junto envio uma shapefile de um pequeno circuito na RNPA (reserva natural do paul de arzila) que tenho usado como teste no mapguide maestro.
Já testei vários istemas de coordenadas mas no mapguide assume sempre o EPSG:4326, e não consigo mudar isto. Resultado, a shapefile vai sempre parar à lat. 0 e long.0
Já não sei o que fazer...

Obrigado