Res: [Portugal] Avaliação da Norma Técnica sobre o Modelo de Dados para o PDM

Ricardo Pinho rpinho_eng at yahoo.com.br
Thu Mar 31 06:50:18 EDT 2011

Viva,

> Concordo com a sensata proposta do Jorge.

Bonito  discurso, politicamente correcto, de falas mansas e panos quentes.
Discursos praticados durante as ultimas décadas e que já provaram não  levar a
lado nenhum. Temos de romper com este modo de estar...É preciso  dar um ABANÃO A
ISTO!!!

É  nosso dever sermos exigentes para com estas Instituições Públicas.  Neste
momento o melhor contributo que o País (nós) pode dar é impor  “TOLERÂNCIA ZERO”
e “RIGOR” à execução dos deveres e responsabilidades  das Instituições Publicas,
sem medos, sem hipocrisia... Se as pessoas  que lá trabalham levarem a mal,
paciência, é melhor do que o  despedimento colectivo que se avizinha!

A  confiança não se transmite por decreto, conquista-se! As IP devem  conquistar
a confiança para merecerem o respeito, pelas normas e  orientações que
transmitem!

Acredito  que os verdadeiros culpados dos erros que se fizeram no passado não é
o  governo, nem as IP, somos todos nós! Devido à nossa mania do “deixa  andar”.
Se tivéssemos sido exigentes nunca se teria implantado tamanha  mediocridade na
política, no governo, nas instituições públicas e na  própria sociedade.

É  preciso dar a palavra aos Técnicos municipais, Arquitectos,  Engenheiros,
Geógrafos, etc, falem agora sobre os vossos problemas, sem  medos, porque depois
é tarde!

> Estamos a promover um encontro mais ou menos informal em Lisboa, para
> discutir as diversas questões que surgirem e, com base nessa discussão,

Restringir  o debate a um grupo de pessoas que se desloque a Lisboa, não só é
redutor como também pouco transparente e pouco credível. Foi um dos  erros do
passado que não se pode repetir! Temos de abrir o debate a  todos, na internet,
completamente democrático, para alcançar soluções  adequadas e consensuais para
todos. Só envolvendo todos se consegue que  posteriormente todos apliquem as
decisões!
Além disso, está provado que as boas ideias surgem de onde menos se espera.
Será importante criar um grupo que “represente” e que dinamize o debate, mas
sempre em total transparencia.

O ideal teria sido a DGOTDU tomar ela própria esta iniciativa há mais de 2
anos...
As pessoas que lá trabalham que participem agora no debate, só temos todos a
ganhar com isso...

>  Lembro contudo que existe uma coisa chamada INSPIRE a que Portugal  aderiu e
>que convém ter em conta quando se discutem este tipo de  documentos.

E lembra muito bem! Existe uma estrutura de dados definida:
http://inspire.jrc.ec.europa.eu/index.cfm/pageid/2/list/7
Mas os prazos de definição do Land Use, etc arrastam para Outubro.2012
Os  prazos e operacionalização do Inspire é algo que não é compativel com a
urgencia dos PDM’s! Deve ser sim considerado como uma meta a  medio/longo prazo
e não de efeitos imediatos.

Por  falar nisso, será que o IGP já está a adaptar a CAOP à,  "INSPIRE Data
Specification on Administrative Units - Guidelines v3.0.1  03.05.2010"
(23-Nov-2010 - Adoption INSPIRE regulation for the interoperability of  spatial
data sets and services for Annex I spatial data themes) ? Seria  interessante
ter, na prática, esse tema adaptado para se perceber bem as  implicações e
dificuldades desta adopção!

Para animar o debate deixo aqui 2 tópicos:

1. LIVRE ACESSO (POR DOWNLOAD) AOS DADOS PUBLICOS

O  PDM é uma informação publica de imensa utilidade pública e que deve ser
disponibilizado livremente para que todos, e repito TODOS!!!, a possam
consultar e utilizar.
Assim, o primeiro objectivo deve ser: “A  informação dos PDM’s deverá ser
disponibilizada OFICIALMENTE pela  DGOTDU por DOWNLOAD, em DIVERSOS FORMATOS que
permita a utilização pela  grande maioria dos utilizadores e nas ferramentas
mais utilizadas  (aplicações) ao nivel Nacional.”

A  DGOTDU deve publicar oficialmente ela própria os dados nacionais  (coberturas
nacionais) dos pdm’s (tem essa competencia legal) em vários  formatos. Porque
deve assumir a responsabilidade concentração e conversão e não  "sacudir a agua
do capote" para os utilizadores!
Deverá  disponibilizar o download nos principais formatos utilizados em
Portugal de SIG e CAD, nomeadamente: SHAPE & GML, DWG (DXF) &  DGN!
Não é preciso inventar nada, é seguir as boas práticas do Atlas do Ambientee
actualmente da CAOP.

Não  há duvida que os SIG e os OpenStandards são um destino importante mas,  na
prática, o PDM é usado em CAD, principalmente em AutoCAD, quer  achemos correcto
quer não. São factos da nossa sociedade, e a informação  e as normas devem ser
adaptadas à realidade, aplicáveis e não idílicas!
A  DGOTDU deve definir um modelo de dados em SIG, mas deve prever a  importação
e exportação para CAD com o mínimo de perdas, e  praticar/assumir esse encargo
de conversão.

E  isto É PARA ONTEM! A DGOTDU deve começar imediatamente a disponibilizar
dados,  da REN, RAN, e dos outros temas das Plantas de Condicionantes e de
Ordenamento que estejam disponíveis. Nem que seja com ressalvas de dados
provisórios, etc. Vai dar problemas, polémica, etc, pois vai! Mas é  para
resolver os problemas que os responsáveis das Instituições existem.  Não é só
para receber o ordenado certinho ao fim do mês.

2. NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM STANDARDS INTERNACIONAS

A  classificação proposta em Catalogo de Objectos é totalmente  ultrapassada e
inadequada aos tempos e tecnologia de hoje. Aquela  classificação por “Domínio,
Sub , Fam, Obj”, usando números, não faz  qualquer sentido e é de difícil
leitura para humanos. Foi uma solução do  passado, no tempo dos bytes de 8 bits,
onde havia limitações no  armazenamento do nome e propôs-se aquele processo,
completamente  ultrapassado nos dias de hoje (dos 64 bits e dos Terabytes!).

Mas  o principal problema é novamente orientarem para uma coisa unica no  mundo,
muito particular para portugal! Portugal, 10 milhoes (uma aldeia  da china), não
tem dimensão para estar a inventar a roda, estamos num  mundo global e só temos
a ganhar em usar normas internacionais, que até  os grandes países fazem.
Existem  diversas normas de classificação de temas. As que conheço e proponho
são as usadas para a industria da construção (CAD) e que são aplicadas
nomeadamente na definição do nome dos layers ( ver aqui:
http://en.wikipedia.org/wiki/CAD_standards)
	* BS 1192, which relies heavily on theCode of Procedure for the Construction
Industry
	* AIA Cad Layer Guidelines, 2nd edition (1997), has a great usage in the USA;
	* ISO 13567-1/3, International standard, common in Northern Europe;
	* AEC (UK), an adaptation of BS1192 based on Uniclass.
	* A/E/C  CADD Standard, CADD/GIS standards adopted by U.S. Government's
CADD/GIS  Technology Center for Facilities, Infrastructure, and
Environment..][1]
	* SIA 2014(1996), Swiss standard for engineers and architects, based on ISO
13567.
Existem também normas nacionais e iniciativas nacionais nessa área. Uma que
acompanhei de perto foi aNormaCAD da T-CAD, um excelente produto que “simplifica
a implementação, organização e a procura da  informação sempre que o projectista
estiver perante ficheiros de CAD  que respeitem a nomenclatura de layers e que
estejam em total  conformidade com a NP EN ISO 13567”

Faça-se  um debate sobre que norma se deverá utilizar na nomeclatura e
hieraquização dos temas do PDM, mas POR FAVOR esqueçam o Catalogo de  Objectos!

Fico por aqui que a coisa já vai longa... e a malta não tem paciência para ler
discursos longos. ;-)

Cumprimentos,
Ricardo Pinho

PS.
Espero que ninguém leva a mal ou a peito estes comentários. É a minha opinião
muito directa e construtiva!